Data: 30/5/2005 Hora: 18:14:18


Enquanto os demais estados brasileiros discutem a implantação do ensino fundamental com nove anos de duração, Minas Gerais já está avaliando o nível de alfabetização alcançado pelas crianças que, em 2004, ingressaram nas escolas públicas de Minas Gerais, aos seis anos de idade, na fase introdutória do ciclo inicial de alfabetização. A aplicação dos testes se encerra nesta terça-feira, dia 31. "Com a avaliação, queremos validar a política adotada e reorientar, se necessário, a estratégia de implementação", afirma a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto.

A iniciativa mineira de receber as crianças mais novas neste nível de ensino é pioneira no Brasil, e, por isso, não há estudos dessa natureza no país. A expectativa é de que o ensino fundamental de nove anos contribua para elevar os níveis de aprendizagem dos alunos. Estes testes com as crianças que estão na fase I do ciclo inicial de alfabetização são importantes para o desenvolvimento do programa em Minas, e podem ser úteis também na implantação do programa nos demais estados.

Em 2004, Minas Gerais recebeu cerca de 100 mil alunos com seis anos de idade e, este ano, 130 mil crianças foram cadastradas. Em novembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação divulgou os resultados de uma pesquisa, encomendada ao Instituto Vox Populi para avaliar a percepção de pais e professores no desenvolvimento e no aprendizado. Essa pesquisa alcançou resultados superiores a 90% na percepção positiva tanto dos pais como dos professores e iniciou o processo de avaliação dos impactos dessa medida no decorrer da vida escolar dos alunos. "Se os resultados altamente positivos dessa pesquisa de percepção se confirmarem através dos testes com as crianças, poderemos garantir que Minas Gerais vai formar jovens capazes de dominar a leitura, a escrita e os conteúdos de todas as disciplinas, porque estamos atuando bem cedo, na base de todo o aprendizado", explica a secretária de Educação.

Os testes são aplicados no horário das aulas e a avaliação é feita por amostragem. Foram selecionadas 256 escolas das redes públicas Estadual e Municipais. Ao todo, participam da avaliação 13 mil alunos, de 157 municípios das diversas regiões de Minas Gerais. A coordenação é da Secretaria de Estado de Educação e os testes serão aplicados por profissionais que foram capacitados pela equipe do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da UFMG, que elaborou também a matriz de referência das competências que devem ser avaliadas. Nesta fase, as crianças devem dominar determinados conhecimentos e escrever palavras. As competências foram desdobradas em 20 habilidades. A partir delas, foram elaborados 80 itens de Leitura e Escrita, organizados em 20 cadernos de avaliação diferentes. Cada aluno responderá a um caderno de 20 itens.

Em Minas Gerais, todas as escolas estaduais oferecem o ensino fundamental com nove anos de duração, além das escolas municipais de 680 municípios que aderiram à medida proposta pela Secretaria de Estado de Educação. Este ano, o Estado está investindo R$ 14 milhões em ações específicas, como capacitação de pessoal, adequação de mobiliário para crianças pequenas e compra de material pedagógico.

Escolas selecionadas da Capital que

participarão da avaliação nos dias 30 e 31

EE Cesário Alvim – Rua: Rio Grande do Sul, 0 – Centro - Telefone: 3212-7002

EE General Carlos Luiz Guedes – Rua: Tiradentes, 1.153 – Lindéia - Telefone: 3387-9292

EE Dona Augusta G. Nogueira – Rua: Copérnico Pinto Coelho, 13 – Santa Lúcia - Telefone: 3296-4388

EE José de Alencar – Rua: Guaxe, 77 – Goiânia - Telefone: 3432-2791

EE Maria Muzzi Guastaferro – Telefone:

EE Afrânio de Melo Franco – Rua dos Comanches, 678 – Santa Mônica - Telefone: 3452-2170

EE Paschoal Comanducci – Rua: João Nascimento Pires, 240 – Jaqueline - Telefone: 3454-2585

EM Hilton Rocha – Rua: Arquiteto de Morandi, 134- Santa Margarida

EM Nossa Senhora do Amparo – Rua: Hesperia, 300 – Parque Riachuelo - Telefone: 3277-6024

EM José Madureira Horta – Rua: Joaquim Raymundo Braga, 40 – Jardim Atlântico - Telefone: 3277-7848

EM Levindo Lopes – Rua: Fluorina, 1.460 – Alto Paraíso - Telefone: 3277-5782

EM Teomar de Castro Espíndola

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Enviar para impressão