
Em 2020, o Ensino Médio de Tempo Integral será realidade em 281 escolas estaduais mineiras, das 47 Superintendências Regionais de Ensino. A iniciativa possibilita aos estudantes que estejam iniciando o 1º ano do ensino médio ingressar mais facilmente no mercado do trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, ou conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade. De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) os alunos formados no Ensino Médio de Tempo Integral possuem 17% mais chance de ingressarem no ensino superior.
Em Pernambuco, estado que desde 2004 já aplica a metodologia que foi base para a que será aplicada nas escolas estaduais mineiras, os resultados conquistados pelas escolas que ampliaram a jornada escolar e apostaram na formação integral dos adolescentes são inspiradores: a qualidade do ensino melhorou e a evasão no ensino médio diminuiu. Além disso, Pernambuco ocupa a terceira posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.
No Ensino Médio de Tempo Integral o tempo extra é empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual de estudantes. Nesse modelo, os jovens têm a oportunidade de desenvolver ações de protagonismo e construir seu projeto de vida. No ensino médio de tempo integral profissionalizante, o estudante irá conquistar uma formação técnica junto com o ensino médio, por meio de cursos que foram pensados a partir da demanda de empregabilidade regional.
Para 2020, em Minas Gerais, serão ofertadas cerca de 40 mil vagas. A pré-matrícula dos estudantes interessados deve ser feita até o dia 6 de janeiro pelo site matricula.educacao.mg.gov.br.
Ficou interessado no Ensino Médio de Tempo Integral, mas ainda tem dúvidas? A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerias (SEE/MG) preparou um material que pode te ajudar. Clique aqui e confira.