Prazo foi ampliado e o estudante terá mais tempo para optar pela modalidade que deseja cursar a partir de 2020

Os alunos que querem entrar no ensino médio de tempo integral no próximo ano têm mais tempo para fazer sua pré-matrícula. O processo foi prorrogado até o dia 06 de janeiro de 2020, ampliando as possibilidades de o aluno aderir à modalidade que vai lhe garantir mais chances no mercado de trabalho e maior possibilidade de ingressar no ensino superior. Para o próximo ano, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou a quantidade de vagas para cerca de 40 mil, em 281 escolas, em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Nos últimos meses, as escolas que vão receber a modalidade, a partir do próximo ano, estão sendo preparadas e um trabalho, junto aos pais e aos alunos, está sendo feito para apresentar o ensino médio de tempo integral e seus benefícios.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Presidente Artur Bernardes, Márcia Cristine, a possibilidade de a unidade de ensino ofertar a modalidade em tempo integral foi considerada como uma grande vitória pelos professores e pela comunidade de Bom Jesus do Galho, no Vale do Rio Doce, onde fica a unidade de ensino. “Eu mostrei para eles o lado bom dessa proposta e ressaltando a importância de a gente ter sido contemplado. Os pais saíram satisfeitos”, conta.

Em 2020, a Escola Estadual Presidente Artur Bernardes ofertará o ensino médio integral. Foto: Arquivo da Escola

Da mesma forma, a diretora da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, Cristiane de Castro Moreira Lana, ressaltou que o fato de a unidade de ensino, que fica em Coronel Fabriciano, receber o ensino médio de tempo integral profissionalizante já chamou a atenção dos estudantes. A unidade de ensino vai ofertar o curso de logística. Segundo ela, a comparação feita com escolas particulares, que cobram pela formação, fez o interesse crescer ainda mais. “É uma grande oportunidade de crescimento, principalmente profissional, além de ser um ganho para a comunidade ter essa modalidade”, destaca a diretora.

Oportunidade

Para o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga, os pais ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, devem ficar atentos ao período de pré-matrícula para conseguir viabilizar a vaga na modalidade em tempo integral. O interessados em realizar a pré-matrícula devem acessar o site matricula.educacao.mg.gov.br.

Ainda de acordo com o subsecretário, a oportunidade oferecida aos alunos vai trazer um diferencial na qualidade da formação deles que os acompanhará por toda a vida profissional. “O ensino médio de tempo integral é de extrema importância e é uma oportunidade para que todos os alunos possam participar em suas regiões. Ali ele terá ampliada suas possibilidades de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho, além de aprender mais coisas, já que fica mais tempo na escola e, com certeza, é um diferencial na educação de Minas”, ressalta.

Para o próximo ano, a educação integral para o ensino médio será ampliada com a criação de 16 mil novas vagas nesta modalidade de ensino, com atendimento em mais 203 escolas. Assim, a rede estadual contará com a oferta da modalidade em 281 unidades de ensino. Deste total, 44 escolas ofertarão a educação em ensino médio integrado à educação profissional. Pela primeira vez, a disponibilização dos cursos foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.

São 18 opções de cursos técnicos: Açúcar e Álcool, Agronegócio, Agroecologia, Alimentos, Análises Químicas, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural Regional, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.

Em outras 166 escolas estaduais que iniciarão a oferta da educação integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida nortearão as ações. Nesse outro modelo de ensino médio integral, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para o seu futuro. Nessas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

Enviar para impressão