O resultado dessa avaliação vai possibilitar a Secretaria de Estado de Educação a ter um real diagnóstico da rede o que possibilita a melhoria da qualidade do ensino
A partir de levantamento preliminar da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE/MG), por meio dos questionários preenchidos pelos diretores das escolas estaduais, já é possível observar um aumento no número de escolas de ensino médio da rede que tiveram mais de 80% de participação dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Importante destacar que apenas as unidades escolares que atingem 80% de frequência de seus alunos nessa avaliação, têm o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado.
Segundo os dados, houve um crescimento percentual de 45% de escolas que tiveram mais de 80% de estudantes que fizeram as provas do Saeb no Ensino Médio em 2019, em comparação com o ano de 2017, último período de realização das avaliações.
Em 2019, mais de 77% das escolas do Ensino Médio que participaram das provas tiveram mais de 80% de participação dos alunos, enquanto que em 2017 foram 54%, aproximadamente. Foram 550 escolas a mais que conseguiram a participação dos alunos para aferição das notas, ou seja, terão as suas notas consideradas para essa parte da proficiência.
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, toda a equipe das escolas, das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do órgão central fizeram um grande trabalho de mobilização e de conscientização da importância da realização das provas e o resultado expressivo vai, de fato, refletir a educação em Minas Gerais. “A gente quer agora conseguir trabalhar com um diagnóstico muito verídico, muito preciso das nossas necessidades, das nossas dificuldades para que se consiga, ao longo deste governo, trabalhar bem as competências e as habilidades que demandam maior atenção. A gente entende que há um risco atrelado ao aumento da participação, mas essa era uma meta, um objetivo muito grande nosso conseguir essa expressiva melhora de participação porque assim nós temos, efetivamente, a nossa rede refletida”, ressaltou.
As avaliações do Ministério da Educação foram aplicadas entre os dias 28 de outubro e 08 de novembro na rede pública estadual de Minas Gerais. Fizeram os testes os alunos do 3º ano do ensino médio, além dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de português e matemática.
Outras etapas
A boa participação dos alunos e das escolas também foi percebida nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, etapas também avaliadas pelo Saeb. Nos anos finais, por exemplo, o percentual de escolas que conseguiu mais de 80% de participação dos alunos foi de cerca de 86%, enquanto em 2017, tinha sido de 70%.
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Ministério da Educação (MEC) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Os resultados das provas do Saeb auxiliam no aprimoramento das políticas educacionais. Além disso, a combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.
Foto de capa: Divulgação Escola Estadual Imaculada Conceição