Estudantes escreveram sobre a importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio

Os cinco alunos da rede estadual de ensino que se destacaram no “Concurso de Redação: a importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio” foram homenageados e premiados, nesta terça-feira (10/12), durante reunião extraordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O concurso foi resultado de uma parceria que envolveu a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A iniciativa teve entre suas finalidades gerar reflexões e propostas de ação para prevenção às práticas de violência contra a mulher e o feminicídio, além de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Premiação aconteceu nesta terça-feira. Foto:  Luiz Santana

Durante a reunião, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães, parabenizou os alunos e ressaltou a importância de a temática ser trabalhada nas escolas. “Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes e da forma como eles conseguiram abordar o tema. O concurso nos mostrou que a temática deve estar presente no currículo das escolas e que não pode ser algo momentâneo”.

Já a deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Marilia Campos, destacou que o concurso serviu para envolver toda a escola. “O nosso objetivo foi promover uma reflexão, envolvendo toda a comunidade escolar”.

Premiados

O primeiro lugar foi conquistado pelo estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Engenheiro Caldas, em Caratinga, Daniel Paulo Fonseca Dornelas. Orgulhoso por ser aluno de escola pública, o jovem destaca que a premiação é uma forma de ampliar a visibilidade e a importância da discussão da temática. “Temos que falar sobre isso. Esse debate é muito importante para que consigamos diminuir os índices que a cada dia crescem mais”, conclui. Daniel foi premiado com certificados e com um notebook. Confira AQUI a redação do estudante.

O segundo lugar ficou com Beatriz Kayra Pinto de Paula, aluna da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Cláudio. A aluna da Escola Estadual Maestro Villa Lobos, em Belo Horizonte, Bianca Cruz Parreiras da Costa, ficou com o terceiro lugar. Já o quarto lugar foi conquistado pela aluna da Escola Estadual João Belo de Oliveira, em Carangola, Talia Braga Vitorino. Em quinto lugar ficou a estudante da Escola Estadual Carmélia Gonçalves Loff, em Ribeirão das Neves, Maisa de Oliveira Silva. Cada estudante será premiado com um tablet.

Estudantes escreveram sobre a importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio . Foto:  Luiz Santana

O Concurso

A iniciativa foi destinada aos estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais pertencentes à jurisdição das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Carangola, Caratinga, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Era, Ouro Preto e Ubá, além das Metropolitanas A, B e C. Ao todo, 2.123 estudantes de 97 escolas estaduais se inscreveram para participar do Concurso.