
Cerca de 40 alunos da rede estadual que participaram do Programa English Access concluíram o curso na semana passada, em Belo Horizonte e em Uberlândia. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Estado Americano e a Casa Thomas Jefferson em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As aulas ocorreram ao longo dos últimos dois anos.
O momento de conclusão do aprendizado foi comemorado pelos alunos. Para Ana Clara Rosa Ferreira, de 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Nair Oliveira Santana, foi uma experiência maravilhosa. Ela contou que, ao saber do programa, ficou um pouco insegura, inicialmente, quanto a participação, mas resolveu arriscar e foi selecionada. “Eu tinha consciência de que era importante para o mercado de trabalho. Mas, ao longo do curso, meu interesse despertou ainda mais para o idioma”, contou a estudante.

Na mesma linha, o estudante da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, em Uberlândia, Gabriel Arthur dos Santos Rodrigues, trata como perfeito o curso. Para ele, a experiência dos professores, que conseguiram auxiliá-lo em suas particularidades, foi algo que permitiu que todo mundo conseguisse se desenvolver. “Quando eu entrei não sabia muita coisa, mas meu aprendizado foi excelente”, comemora.
Para a analista educacional da Diretoria de Ensino Médio da SEE/MG, Kátia de Laura Borges, além do aprendizado da língua, os estudantes puderam avançar em conteúdos que podem melhorar, não só a vida acadêmica deles, como a visão de mundo. “A iniciativa é de muita importância para os alunos, uma vez que além do acesso à língua inglesa e à nova cultura, o curso aborda questões, conceitos e valores universais, além de trabalho voluntário”, avaliou.
Programa
O Programa English Access visa aumentar o interesse dos alunos pelo idioma e ampliar seus conhecimentos sobre a cultura, promover a conscientização dos alunos sobre a língua estrangeira e seus aspectos culturais, além de proporcionar uma maior conscientização da sua própria língua e cultura.