Governador Romeu Zema e secretária Julia Sant'Anna comversaram com alunos e professores  durante a visita. Foto: Marcelo Ernesto

 

O governador Romeu Zema e a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, visitaram na manhã desta terça-feira a Escola Estadual Presidente Dutra, no Bairro Horto, em Belo Horizonte. A unidade de ensino participou das principais ações pedagógicas desenvolvidas pela pasta ao longo deste ano e conseguiu reverter um quadro de baixa participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - que inviabilizou a divulgação dos resultados de 2017, já que menos de 80% dos alunos participaram -, alcançando a marca de 95% de estudantes participando do exame. A escola passará, a partir de 2020, a ter o Ensino Médio Integral Profissional. Serão cinco cursos oferecidos.


Durante a visita, o governador e a secretária conheceram mais as instalações da escola e aproveitaram para dar uma boa notícia para a diretora da unidade, Margarete de Fátima Leite Batista, ao revelar que o Dutra – como é carinhosamente chamado pelos alunos e professores -, será contemplado com recursos da terceira etapa do programa “Mãos à Obra nas Escolas”, que será lançado ainda nesta semana. “Este momento já valeu a pena a visita e o trabalho nosso aqui”, comemorou a diretora. A escola vai receber investimento aproximado de R$ 233 mil para reforma da rede elétrica e adequação da cozinha.

Bom desempenho

Ao ressaltar os resultados de mobilização realizados na escola, Margarete revelou o “segredo” do sucesso das ações, especialmente em relação ao Saeb. “Foi o trabalho coletivo. A gente trabalhou a conscientização com professores, com alunos, sobre a importância dessa prova. Ela não mede o conhecimento só do aluno, está analisando o sistema. Então é importante o aluno fazer com seriedade, assim, ele está contribuindo para a melhoria da educação na sua escola”.

A Escola Estadual Presidente Dutra receberá projeto piloto do Ensino Médio Integral Profissional. Foto: Marcelo Ernesto


Além dos bons resultados no Saeb, a secretária destacou que a escola teve bom desempenho em outros programas como o Busca Ativa e o programa de reforço ao longo de 2019. Julia ainda lembrou que a unidade de ensino vai trabalhar com o novo modelo de ensino médio integral a partir do próximo ano.

“Os alunos da Presidente Dutra poderão escolher entre cinco cursos profissionalizantes em 2020. Esses cursos foram selecionados a partir de um estudo de empregabilidade na região. Fico muito feliz porque pesquisas apontam que estudantes do ensino médio integral tem maior possibilidade de ingressar em um curso superior e alcançar melhores salários na vida profissional”.


A partir do próximo ano, a escola contará com seis turmas do Ensino Médio Integral Profissional, com atividades técnicas nas áreas de eletroeletrônica, mecânica, eletrônica, segurança do trabalho e informática.


Para a Superintendente Regional de Ensino da Metropolitana A, Rosa Maria da Silva Reis, o governador começou o ano visitando escolas e encerra da mesma forma, o que, para ela, é um gesto importante de valorização da educação. “Para a escola é o reconhecimento do trabalho que tem sido positivo. Cumpridas todas as metas estipuladas nesta gestão, além de deixar os alunos orgulhosos com a visita do governador e da secretária. Fechamento do ano com chave de ouro”.

Unidade de Ensino receberá cinco cursos profissionalizantes a partir de 2020. Foto: Marcelo Ernesto

 

Recado do governador 


Durante a visita, o governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant’Anna conversaram com alunos, professores e funcionários da escola. Ao visitar uma das turmas do segundo ano no ensino médio, Zema aconselhou os alunos.

“Tenho andado bastante por Minas Gerais e vejo que várias pessoas não têm a mesma oportunidade que vocês estão tendo. Muitos não conseguem estudar, especialmente os que moram na zona rural. Por isso, usem bem esse privilégio. Vocês são jovens e possuem uma capacidade de absorver informações que vai diminuindo com o tempo. Não joguem isso fora, o tempo passa rápido. Independentemente do que vocês estudarem, de ser curso técnico ou faculdade, sejam bons naquilo que vocês escolherem. Procurem competência e não diploma. Diploma fica na parede, competência está dentro da cabeça”, destacou.

Aprimoramento da política educacional

Os resultados das provas do Saeb auxiliam no aprimoramento das políticas educacionais. Além disso, a combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.

Enviar para impressão