Competição nacional é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Os estudantes das escolas públicas de Minas Gerais se destacaram na edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles ganharam, ao todo, 1.070 medalhas, sendo 85 de ouro, 242 de prata e 743 de bronze. A lista com os premiados foi divulgada na última terça-feira (3/12) pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que é a organizadora da competição.

Criada em 2005, a Obmep é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Medalhistas mineiros

Entre os medalhistas de ouro deste ano está o estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Paranaíba, no município de Santa Vitória, Fernando de Souza Ferreira Filho. Essa é a segunda medalha que ele conquista e seu objetivo é conseguir ganhar outras medalhas de ouro ao longo de sua vida escolar.

Fernando conquistou este ano sua segunda medalha de ouro. Foto: Arquivo Pessoal

“Estou muito feliz e vou continuar me preparando muito. Essa é minha segunda medalha de ouro e minha meta é conquistar sete. Na cerimônia de premiação dos medalhistas do ano passado eu conheci gente assim e isso me motivou”, conta o estudante.

Fernando tem todo o apoio da família para participar da competição, inclusive conta com a ajuda do irmão mais velho, que também é medalhista da Obmep. “Foi meu irmão que me inspirou e me ajuda com minhas dúvidas. Na escola também tenho o apoio dos meus professores”, conclui.

Confira aqui a lista completa de medalhistas

Escolas destaque

Das 28 escolas públicas mineiras premiadas pela organização da Olimpíada, 22 são da rede estadual de ensino. A premiação das escolas está relacionada ao desempenho dos estudantes. Entre as instituições está a Escola Estadual Professor Tomás Aquino Pereira, no município de Barão de Monte Alto.

A Escola Estadual Professor Tomás Aquino Pereira ofertou uma preparação para os alunos. Foto: Arquivo da Escola

Segundo o diretor da unidade escolar, Geraldo André Ribeiro Matola, a escola desenvolve ações que vão desde a motivação dos alunos para participar da competição até o auxílio na preparação. “Aqui na escola, 100% dos nossos alunos se inscrevem para participar da Obmep. Para a primeira fase, os professores utilizam questões do banco da Olimpíada e elaboram alguns testes. Os alunos que passam para a segunda fase também participam de uma preparação própria”, conta.

O gestor destaca, ainda, a importância da Obmep para os alunos. “O que o estudante aprende na preparação para a Obmep, ele leva para a vida. Além disso, a prova traz conteúdos interdisciplinares que ajudam a melhorar o nosso desempenho nas avaliações”, conclui.

Confira aqui a lista completa de escolas premiadas

Professores premiados

A rede estadual de ensino mineira teve nove professores premiados. Michele Cristina Silva Santiago está entre eles. A professora de matemática da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis, revela o que a premiação simboliza. “Ficamos muito felizes quando temos o reconhecimento do nosso trabalho em iniciativas como essa. Nos empenhamos muito com os alunos e esse reconhecimento dá uma satisfação enorme para continuar”, afirma a professora. Na escola, cinco estudantes conquistaram medalhas na Obmep deste ano e a professora Andreza Alvarenga também foi premiada.

Confira aqui a lista completa de professores premiados

A professora Michele Cristina Silva Santiago está entre os educadores mineiros premiados. Foto: Arquivo Pessoal

Enviar para impressão