Além das 78 escolas que já ofertam educação integral, mais 203 estarão inseridas na iniciativa no próximo ano

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está desenvolvendo ao longo deste ano ações com foco no fortalecimento do ensino médio. Uma dessas medidas é a expansão do Ensino Médio Integral, que a partir do próximo ano irá atender a aproximadamente 28 mil estudantes em 281 escolas estaduais.

A expansão e as novas perspectivas da iniciativa foram discutidas nesta terça-feira (3/12) em um encontro que reuniu os diretores das escolas estaduais que em 2020 irão ofertar o Ensino Médio Integral para seus alunos. A iniciativa estará presente em unidades de ensino de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Secretária Julia Sant'Anna e todos os subsecretários da SEE participaram do encontro. Foto: Geanine Nogueira

Na reunião, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, apresentou dados do ensino médio, destacou novidades e falou um pouco sobre os benefícios que ensino médio integral trouxe para escolas de outros estados que desenvolvem o mesmo modelo que está sendo implantado em Minas Gerais. “Nós teremos agora o ensino médio integral com uma matriz construída com as melhores experiências do Brasil”. A secretária também ressaltou a importância da aproximação entre os diretores e o órgão central da Secretaria.

Durante o encontro, os gestores tiveram a oportunidade de conversar com os subsecretários da SEE e esclarecer possíveis dúvidas referentes à implementação das atividades. Eles também ouviram colegas que já desenvolvem o modelo desde 2017. Até este ano, 78 escolas estaduais mineiras ofertavam o ensino médio integral para seus alunos.

Em 2020, serão 281 escolas estaduais ofertando o ensino médio integral. Foto: Geanine Nogueira

Márcia Aparecida de Souza Santos é diretora da Escola Estadual Avany Villena Diniz, em Pará de Minas, e está ansiosa para o início das atividades. A escola ofertará o Ensino Médio Integral Profissional. “Estamos amando a ideia, mas tínhamos algumas dúvidas que estão sendo esclarecidas neste encontro. Já me reuni com os pais e falei sobre a iniciativa. Foi muito bem aceita. Ofertaremos o curso técnico em eletrônica”, afirma.

Já a diretora da Escola Estadual São José de Confins, em Confins, Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, destacou a importância do encontro para o início das atividades que serão desenvolvidas. “A expectativa é muito grande, mas ainda tínhamos alguns pontos que precisávamos de entender melhor. Esse momento foi muito esclarecedor e as informações que nos foram trazidas dá um alívio para nós”, conclui.

Leia mais:

Governador e secretária de Educação apresentam novo modelo do ensino médio integral

-Em palestras, os estudantes conhecem um pouco mais sobre o ensino médio integral e ensino médio integral profissional

Estudantes conhecem detalhes do novo modelo de Ensino Médio Integral

Professores que atuam no Ensino Médio Integral se reúnem com a secretária Julia Sant'Anna

Ensino Médio Integral da rede estadual será ampliado e educação profissional ganhará cerca de 13 mil novas vagas 

 

 

Enviar para impressão