Competições ocorreram em São Paulo entre os dias 18 e 23 de novembro
As Paralimpíadas Escolares 2019, realizada em São Paulo, entre os dias 18 e 23 de novembro, foi mais uma vez um grande evento para toda a comunidade paralímpica. As disputas na capital paulista inspiraram os mais de 1.200 estudantes-atletas, além de professores, coordenação, equipe de apóio e árbitros. A competição foi realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A delegação mineira teve desempenho superior ao ano passado, alcançando o 5º lugar geral da classificação entre os 26 Estados, mais o Distrito Federal. Os representantes mineiros conquistaram 75 medalhas (27 de ouro, 29 de prata, 19 de bronze). Em 2018, foram 63 medalhas conquistadas.

Minas Gerais disputou a competição nas modalidades de atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. Foram mais de 70 estudantes-atletas representando o Estado nas Paralimpíadas. Alguns estudantes-atletas mineiros foram selecionados pela coordenação técnica do CPB para o Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto que promove semanas de treinamento intensivo e de alto rendimento para os contemplados.
Muitas medalhas e recordes batidos
Na bocha e no tênis de mesa, esportes que exigem muita concentração, Minas Gerais conquistou os troféus de 3º lugar geral de eficiência. O técnico e professor do tênis de mesa, Bruno Dorneles, destacou a força do estado na modalidade. “Mais uma vez conseguimos conquistar várias medalhas, com todos os nossos atletas conquistando medalhas. O diferencial foi a dedicação que trabalhamos com os meninos, tanto eu em Patrocínio, quanto a Thamyris em Belo Horizonte. Estamos desempenhando este trabalho há bastante tempo”, disse.
O atletismo foi a modalidade com mais medalhas, totalizando 43 e muitos recordes batidos. O estudante-atleta da APAE de Timóteo, Abner Matheus, ficou com o ouro e quebrou a marca nacional no arremesso de peso (F20 sub-18), com 11.06. “Valeu a pena. Foi muito treino todos os dias. Estou muito feliz. É muita emoção. Meu coração está a mil”, revelou o jovem.
Quem também curtiu muito participar deste imenso evento esportivo foi a Sarah Miguel dos Anjos, do Centro Pedagógico Alegria de Viver, de Montes Claros. Ela era a única representante mineira no parabadminton e também subiu do pódio do Centro de Treinamento Paralímpico. “É muito bom treinar, competir e ver os resultados. Eu amei o evento. É muito legal. Eu queria mais dias de competição. Quero voltar muito no ano que vem”, comentou a medalhista de prata.
Clique aqui e confira a lista dos medalhistas mineiros nas Paralimpíadas Escolares 2019
Fonte: FEEMG