Ex-alunos do modelo de escolas estaduais de Minas Gerais e de Pernambuco participaram de uma roda de conversa e dividiram suas experiências
Durante o “Seminário Construindo seu Futuro – Itinerários o Ensino Médio Integral em Minas Gerais”, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino visitaram estandes para conhecer um pouco mais sobre as atividades que serão ofertadas no próximo ano e também assistiram a palestras.
Em uma roda de conversa, alunos egressos da educação integral de uma escola do estado de Pernambuco, um estudante do ensino médio integral da Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, em Belo Horizonte, e do curso técnico de mecânica da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, também na capital mineira, falaram um pouco para os alunos sobre suas experiências.

O aluno do 1º ano ensino médio, Roger Matos Pessoa, conta que escolheu a escola para estudar por ela ofertar a educação integral. “Eu sempre gostei muito de estudar e a educação integral me possibilita isso ainda mais. Pela minha experiência, o aluno realente aprende e percebemos que os professores realmente se importam com a gente”, conclui o aluno da Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos.
Já o estudante do curso técnico de mecânica, Giancarlo Zocato, conta que desde pequeno seu pai o incentiva a fazer o curso técnico. “Meu pai sempre falou das possibilidades e hoje estou vendo que vai me ajudar muito e vai me preparar para o mercado de trabalho”, declarou. O jovem estuda o ensino médio na Escola Estadual Presidente Dutra.
Na palestra “Mais integral, mais oportunidades: efeitos da educação integral na trajetória dos egressos”, os estudantes conhecerem um pouco mais sobre como a educação integral pode abrir portas. A palestra foi ministrada pela gerente de projetos do Instituto Sonho Grande, Helena Lima.
O ex-aluno da Escola de Formação Gerencial do Sebrae e Fundador do Embaixadores da Educação - entidade que tem como objetivo potencializar jovens de escolas públicas para que eles possam transformar a cultura de toda uma geração – Guilherme Menezes, apresentou a palestra “Empreendedorismo e Mundo do Trabalho”.

O Seminário
O evento contou com a participação de cerca de 220 alunos do 9º ano do ensino fundamental e que no próximo ano terão a oportunidade de estudar em uma escola que oferta o ensino médio integral e o ensino médio integral profissional.
Leia mais:
Governador e secretária de Educação apresentam novo modelo do ensino médio integral