Provas foram realizadas nos dias 12 e 13 de novembro
Na última semana, as escolas da rede estadual de ensino realizaram as avaliações externas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Alunos do 2º ano do ensino fundamental fizeram os testes do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio realizaram as provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).
A iniciativa é uma política pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que tem o propósito de fomentar mudanças em busca da melhoria da qualidade e equidade da educação.
Antes das avaliações nas mais de 3,4 mil escolas estaduais, foram realizadas atividades para incentivar a participação dos estudantes e para destacar a importância da avaliação para a melhoria da educação mineira.
Na Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, no município de Passos, os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano ensino médio fizeram as provas do Proeb e, segundo o diretor, Manuelino Pereira do Nascimento Júnior, a aplicação foi muito tranquila. “A participação foi boa. Eles ficaram bem concentrados e utilizaram bem o tempo. Espalhei banners pela escola para criar um ambiente mais aconchegante”, afirma o diretor.
Já na Escola Estadual José Tomás Cantuária Júnior, no município de Tocos do Mogi, a diretora Rosemary Guimarães Garcia Martinelli atribui a participação ao trabalho de conscientização realizado. “Tive apenas duas ausências. Foi um trabalho de conscientização muito grande. Conversei muito com eles, divulguei nas redes sociais, nos portões da escola e no comércio local. Era muito importante que todos participassem”, conta.
Simave
O Simave é uma iniciativa da SEE e é composto por duas avaliações: o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que contará com a participação dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio; e o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) no qual farão as provas os alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Proeb
Com o intuito de acompanhar a melhoria da qualidade do ensino ofertado em sua rede, o estado de Minas Gerais busca, por meio do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) produzir diagnósticos sobre o desempenho dos estudantes nas áreas de conhecimento avaliadas, permitindo, uma vez identificada qualquer fragilidade nesse processo, que ações de intervenção sejam realizadas.