Iniciativa tem por objetivo contribuir na melhoria e aperfeiçoamento dos processos e fluxos, além de divulgar as boas práticas de gestão
A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto, na manhã desta terça-feira (5/11), os resultados do projeto “CGE Presente”. Eles visitaram a Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte, uma das dez unidades da rede pública estadual de ensino que foi sorteada para participar da iniciativa.
O “CGE Presente” é um projeto da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) que tem por objetivo verificar a regularidade da aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de educação, saúde, segurança pública e assistência social de forma a atuar preventivamente. O primeiro ciclo da iniciativa, que encerrou em setembro deste ano, teve como tema a alimentação escolar.
Desde o início do projeto, as escolas participantes receberam visitas das equipes da CGE e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que conheceram um pouco do dia a dia das instituições e possíveis dificuldades de processos e fluxos encontrados pelos gestores.
“A equipe visitou e esteve presente na escola com o intuito de entender as nossas dificuldades e explicou que o contato era para buscar soluções. Eles conversaram com alunos e servidores. Tudo foi construído gradativamente”, contou o diretor da E.E Padre João de Mattos Almeida, Adimar Fonseca da Silva.
O gestor também destacou as mudanças que o projeto trouxe a partir das sugestões apresentadas. “As mudanças ocorreram para melhor. Eles atenderam alguns aspectos que apontamos como, por exemplo, a questão do pagamento digital. Isso facilitou o nosso trabalho, o cotidiano da escola. Só ajudou”, concluiu.
Diante dos resultados, a secretária Julia Sant’Anna ressaltou a importância do trabalho próximo entre CGE e a Educação. “Ficamos muito orgulhosos de ver que o trabalho na escola está muito mais dinâmico com esse apoio da Controladoria. Temos muito interesse que a CGE esteja sempre presente nas nossas escolas”, afirmou.
Já o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, agradeceu a parceria. “Gostaria muito de agradecer a receptividade com que a escola recebeu a nossa equipe e destacar a importância desse trabalho preventivo que estamos desenvolvendo. É sempre importante lembrar que a auditoria não é um fim em si mesmo. Ela serve para assessorar as áreas finalísticas do Estado, trabalhando ao lado delas, em parceria, para que elas possam cumprir cada vez melhor seus objetivos”.
A visita
Durante a visita pelas dependências da escola, Julia Sant’Anna e Rodrigo Fontenelle conheceram espaços como a biblioteca, sala da supervisão, espaço de convivência dos alunos e algumas iniciativas desenvolvidas pela unidade escolar.
Eles também tiveram a oportunidade de conversar com estudantes do 3º ano do ensino médio que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nesta quarta-feira (6/11). “É muito importante vocês fazerem essa prova porque nela irão mostrar o que aprenderam. Isso nos indicará quais aspectos precisamos melhorar. Vocês irão ajudar a pensar a política pública para os próximos anos”, destacou Julia Sant’Anna.
A Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida atende cerca de mil estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.