Desde a última segunda-feira (28/10), os alunos das escolas estaduais de Minas Gerais estão envolvidos na realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova, do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira.
As provas estão sendo aplicadas aos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As avaliações contemplaram as disciplinas de língua portuguesa e de matemática. Para os alunos do 2º ano do ensino fundamental a aplicação está sendo de forma amostral. Nas escolas estaduais mineiras as provas serão aplicadas até o dia 08/11.
Na Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça, em Cachoeira de Minas, as provas do Saeb foram aplicadas na última quarta-feira (30/10). A diretora da escola, Diene Aparecida da Silva Brandão, conta que o trabalho de mobilização para a realização das avaliações externas é constante na escola. “Sempre explicamos para os nossos alunos a importância das provas, das avaliações externas. Os professores sempre conversam com eles. Há um envolvimento grande de todos na escola”, destacou.

Segundo a diretora, os estudantes conseguem entender o trabalho que pode ser feito a partir dos resultados das avaliações externas. “Eles reconhecem que não é apenas uma nota para a escola. Mas uma iniciativa que ajuda a atender a aprendizagem, de maneira que possamos sempre buscar melhorar”, ressaltou.
O cartaz que os alunos fizeram e que divulgaram na Escola Estadual Imaculada Conceição, na cidade de Porto Firme, antes da realização das provas do Saeb já deixava a mensagem de que a participação de cada um é muito importante para a construção do todo. A aplicação da avaliação na unidade escolar foi na manhã desta sexta-feira (1/11) para cerca de 200 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

De acordo com a diretora, Priscila Siqueira Paes, o trabalho na escola foi de união de forças. “Conversamos com toda a equipe de professores e com os alunos. Até os estudantes das turmas que não fariam as provas entenderam a importância da iniciativa e mantiveram o silêncio na escola durante todo o tempo para não atrapalhar os colegas. Agora é esperar o resultado. Estamos ansiosos”, contou.
E se a ansiedade da diretora de Porto Firme é pelo resultado, a da diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, em Ouro Preto, é pela espera da realização da prova. Na escola, a aplicação será na próxima semana para os alunos do 5º ano do ensino fundamental, mas o trabalho de sensibilização de todos é feito ao longo do ano, como comenta a diretora Wanir Aparecida Nascimento Rocha. “Todos os anos temos essa preocupação de conversar com os nossos alunos, explicar a importância da realização das avaliações externas. Sentamos com eles, falamos o que representam aqueles números finais das provas. Os pais também são informados da importância da participação dos filhos na iniciativa. Há participação de todos”.

Aprimoramento da política educacional
Os resultados das provas do Saeb auxiliam no aprimoramento das políticas educacionais. Além disso, a combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.