Na última quarta-feira (30/10), a plenária aberta do Conselho Estadual de Educação (CEE) foi o espaço de debate sobre a construção do Currículo Referência do Ensino Médio. Na reunião, a equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou como o documento está sendo construído e destacou a importância da participação da sociedade.
“O Conselho de forma muito participava contribuiu para a construção do currículo para a etapa do ensino infantil e do ensino fundamental. Agora, o que estamos fazendo é dar continuidade à elaboração do currículo referência de Minas Gerais. A diferença é que agora o foco é o ensino médio. Essa é uma construção que deve ser feita de forma colaborativa e partilhada”, destacou a assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE e coordenadora da elaboração do currículo do Ensino Médio de Minas Gerais, Iara Viana.
Do dia 01 a 17 de novembro, a SEE realizará uma consulta pública da versão preliminar do Currículo Referência do Ensino Médio. A versão foi elaborada a partir da revisão do Currículo Básico Comum (CBC) mineiro e está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A base não será o nosso currículo. Ela é uma orientação e um rumo a ser seguido”, pontuou Iara.

Para a construção do documento, no início de 2019, foram selecionados pela SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) 18 redatores. Eles são educadores que possuem vasta experiência na rede de ensino pública estadual e municipal e tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, também foi feito um momento de escuta dos jovens.
Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Hélvio de Avelar Teixeira, o trabalho conjunto com a Secretaria é de extrema importância. “Essa parceria é extremamente importante não só para abrir os horizontes das duas casas, mas também para que possamos convidar a sociedade a participar. Estamos ouvindo não só docentes e discentes, mas também as entidades representativas das organizações que têm algum tipo de vinculação com a educação no Estado”.
A reunião plenária contou com a participação de representantes de conselhos ligados à educação, escolas privadas e da Undime/MG.
Outras informações sobre a construção do Currículo Referência de Minas Gerais podem ser obtidas no site: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/.