Iniciativa foi realiza entre os dias 23 e 25 de outubro

Escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis participaram, entre os dias 23 e 25 de outubro, de uma competição de robótica promovida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) unidade Divinópolis. Ao todo, 16 escolas estaduais da cidade e da região estiveram envolvidas na iniciativa.

A realização anual da competição de robótica é a culminância do Projeto Sementes, uma parceria entre a SRE de Divinópolis e o CEFET-MG, por meio do projeto de ensino, pesquisa e extensão do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica da instituição.

A iniciativa já está em seu terceiro ano de realização e busca dar aos estudantes do ensino médio a oportunidade de treinamento básico em robótica móvel. A equipe da Escola Estadual Joaquim Nabuco foi a campeã da competição, seguida da Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes e da Escola Estadual São Vicente.

Novos conhecimentos

A Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes está envolvida no Projeto Sementes desde o início das atividades, em 2017. O diretor da escola, Georges José Pinto, conta que em todas as edições da competição de robótica as equipes disputaram a final e que a escola abraçou a proposta e vem estimulando a participação dos estudantes. “Em cada ano de desenvolvimento do Projeto são realizadas atividades formativas e de atualização do que já havia sido passado aos alunos, o que permite a consolidação das habilidades desenvolvidas e a busca por avanços contínuos dos estudantes”, comenta.

Para o professor do CEFET, Renato de Sousa Dâmaso, a ideia do Projeto Sementes é ampliar os conhecimentos da temática para além do ensino superior. “Nossos alunos vêm construindo trajetórias ricas em experiências e vitórias em competições de robótica, mas o conhecimento produzido não pode permanecer contido no terreno da graduação ou da pós-graduação. O Projeto busca disseminar, regionalmente, a cultura da robótica despertando o interesse de estudantes pelo assunto e revelando talentos já no contexto da educação básica”, explica.

Treinamento

No início do ano letivo, equipes do CEFET-MG realizam encontros com os professores e com os alunos das escolas que se interessaram em desenvolver a iniciativa. O professor escolhido orientador de cada escola, além de dois alunos da equipe, passa por treinamentos em robótica móvel nas modalidades básico e avançado. A partir deste momento, a cada semana, professores e alunos passam a ser multiplicadores dos conceitos vistos nos treinamentos para os demais integrantes das equipes.

Com informações da SRE de Divinópolis

Enviar para impressão