Com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas sociais nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana, a Fundação Renova apoiará projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer por meio do Edital Doce MG. O edital distribuirá até R$9 milhões para projetos inéditos ou já existentes que impactem de forma positiva a vida da população dos 36 municípios atingidos em Minas. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 08/11.

Poderão participar projetos apresentados por pessoas físicas, microempreendedores, coletivos e grupos informais, organizações sem fins lucrativos e empresas, cujo representante principal tenha atuação, sede ou residência em um dos municípios previstos no edital.

No edital estão descritas as linhas de atuação dos projetos dentro de cada área, que incluem algumas ações no âmbito da educação. Na cultura, por exemplo, projetos que incentivem o hábito à leitura, a produção literária local e criação ou fortalecimento de bibliotecas itinerantes e centros de leitura. Já na área de esportes, um dos eixos de atuação é o de projetos direcionados para a iniciação de crianças e adolescentes, por meio de atividades desportivas direcionadas, e para a prática desportiva como atividade extracurricular.

Comitê Pro-Rio Doce

A iniciativa está inserida no âmbito das medidas de reparação e compensação do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana, monitoradas pela Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais faz parte do Comitê Gestor Pró-Rio Doce, juntamente com outras instituições do Estado de Minas Gerais, e participa das ações promovidas pelo Comitê Interfederativo, presidido pelo Ibama, para a revitalização dos municípios atingidos.

O Comitê Gestor Pró-Rio Doce foi instituído pelo governador Romeu Zema com o objetivo de planejar, coordenar e executar as ações no âmbito estadual referentes à recuperação socioeconômica e socioambiental de Mariana e dos municípios da Bacia do Rio Doce que foram afetados, incluindo ações compensatórias.

Clique aqui para acessar o edital completo: https://www.fundacaorenova.org/paineis/edital-doce-mg/ 

Enviar para impressão