A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco promovem formação voltada para inspetores escolares da rede estadual que atuam nas 24 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) em que está sendo implementado o programa Jovem de Futuro. Focada na gestão escolar, a formação abordará elementos da execução de planos de ação, monitoramento e avaliação. Esses elementos compõem o método de gestão voltado à educação desenvolvido pelo Instituto. A Secretaria, regionais e escolas estão em fase de planejamento e, a partir da formação, irão iniciar a etapa de execução do circuito de gestão.

Os encontros darão sequência a uma série de formações que estão sendo promovidas para as equipes envolvidas na implantação do Jovem de Futuro. O Governo de Minas lançou este ano o programa Gestão pela Aprendizagem, que busca, dentre outros resultados, a melhoria do aprendizado e o aumento da permanência dos estudantes do Ensino Médio e, nessa direção, constituiu parceria com o Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro. A parceria envolve governança, formação, assessoria técnica, análise de dados, avaliação, sistemas tecnológicos e produção de conhecimento focados no aprimoramento contínuo da gestão da educação para o desenvolvimento pleno dos estudantes com redução de desigualdades educacionais nas escolas públicas de ensino médio.

Primeira formação com inspetores das 24 SREs envolvidas no programa Jovem de Futuro foi realizada em agosto. Foto: Arquivo SEE

Em 2019, o programa está sendo implantado em 1.296 escolas do ensino médio regular que atendem a mais de 500 mil estudantes e estará em toda a rede estadual de ensino médio, formada por 2.333 escolas, até 2022.

A primeira turma da formação "Oficinas de protocolos do circuito de gestão escolar - etapas de execução e sistemática de monitoramento e avaliação de resultados" (1º a 3 de outubro) será composta pelas SREs de Campo Belo; Carangola; Caxambu; Coronel Fabriciano; Pirapora; Governador Valadares; Guanhães; Ituiutaba; Monte Carmelo; Montes Claros; Uberaba; São Sebastião Do Paraíso; Teófilo Otoni; Unaí; Uberlândia; e Muriaé. A segunda (8 a 10 de outubro) contemplará as SREs Metropolitanas A, B e C; Conselheiro Lafaiete; Divinópolis; Juiz De Fora; São João Del Rei e Varginha.

As atividades estão programadas das 9h às 18h, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, e serão ministradas pela equipe do Instituto Unibanco.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, fundado em 1982, é umas das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua para a melhoria da qualidade da educação pública no ensino médio, por meio da gestão da educação – que valoriza a diversidade, conecta ideias e acelera as transformações – sempre fundamentando sua atuação em evidências e com o foco em garantir o direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes.

Enviar para impressão