Palestras, rodas de conversa e apresentações teatrais marcaram o mês nas escolas estaduais
Conhecido como “Setembro Amarelo”, o mês é marcado por uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa foi abraçada pelas escolas da rede estadual de ensino que, ao longo do mês, desenvolveram várias ações para debater e despertar a atenção de suas comunidades sobre o tema.

Na Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, em São Sebastião da Bela Vista, um trabalho desenvolvido na aula de Artes envolveu uma turma do 3º ano do ensino médio da escola, como conta o aluno Pablo Raphael Santos Araújo. “A ação foi idealizada por mim e minha colega Elinai da Silveira, mas toda sala participou. Fomos à rua para falar sobre a importância das pessoas prestarem atenção no outro e tentar perceber os sinais antes que seja tarde. Depois distribuímos abraços”. Na escola, os estudantes visitaram as salas de aula falando sobre o tema.
Em Belo Horizonte, as alunas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Maestro Villa Lobos, Rafaela da Silva Antunes e Yasmin Maia, realizaram uma ação na escola para mostrar para os estudantes que as pessoas podem contar com a ajuda do outro para enfrentar situações difíceis. “Tem uma amiga minha que já sofreu com crise de ansiedade e eu sempre fiquei do lado dela. Com essa ação, eu espero mostrar para as pessoas que necessitam que estamos aqui para quando elas precisarem”, conta Yasmin.
As estudantes confeccionaram e colaram cartazes motivacionais nas paredes da escola. “Temos que falar sobre isso, ainda mais para jovens da nossa faixa etária. Muita gente já nos agradeceu pelo que estamos fazendo”, afirma Rafaela.

Na Escola Estadual de Ensino Médio, em Tupaciguara, o “Sarau de Primavera” foi o momento encontrado para tratar da campanha. Cada curso técnico ficou responsável por abordar a temática de uma forma. “Antes das apresentações fizemos uma semana de palestras em parceria com a prefeitura municipal. Depois aconteceram as apresentações. O curso técnico de informática, por exemplo, falou sobre as redes sociais. Já o curso de Administração fez uma apresentação sobre a importância da comunicação”, destaca a diretora da escola, Patrícia Andrade de Faria Silva.

Setembro Amarelo
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. No Brasil, desde 2015, foi criada a campanha Setembro Amarelo, uma inciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.