Em todo o país, foram escolhidas as estudantes mais bem colocadas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Elas são destaques na matemática! Medalhistas na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terão, agora, a chance de participar de um torneiro voltado, exclusivamente, para o público feminino. As estudantes da rede estadual de ensino mineira Ana Clara Mendes Caldeira, Amanda Oliveira Barbosa, Stelle Riko Uchidomari Nakamura e Hellen Ayumi Gomes de Melo Harada estão entre as 249 jovens de todo o país convidadas para participar do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²).

A iniciativa é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem, entre seus objetivos, criar um espaço de olimpíada em que as alunas brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis. Além disso, a proposta vai servir como primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO).

Amanda Oliveira Barbosa acredita ser importante ações de incentivo a participação feminina. Foto: Arquivo Pessoal

Todas as participantes foram convidadas com base no bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e na seleção feita diretamente pelos coordenadores regionais do torneio.

Expectativa

A aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Honório Guimarães, em Uberlândia, Amanda Oliveira Barbosa, conta que foi emocionante receber o convite. “Eu gosto muito de participar de competições e essa é ainda mais especial, porque está na primeira edição e é voltada especificamente para meninas”. Amanda já ganhou três medalhas na Obmep: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Hellen Ayumi Gomes de Melo Harada também ficou muito feliz com o convite e fala sobre a importância de incentivar a participação de meninas em competições. “A gente repara que nas competições a maior participação é de meninos. Esse incentivo é muito importante e estou ansiosa para participar”, ressalta a aluna da Escola Estadual Gregoriano Canedo, em Monte Carmelo.

A estudante Ana Clara Mendes Caldeira é aluna da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa, em Mato Verde, e Stelle Riko Uchidomari Nakamura estuda na Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, em Juiz de Fora.

Medalhista na Obmep, a estudante Hellen Ayumi Gomes de Melo Harada está feliz com a participação. Foto: Arquivo Pessoal

O torneio

O TM² é composto de uma fase única com prova discursiva presencial. O teste contará com cinco questões, valendo o total de 40 (quarenta) pontos. A avaliação acontecerá no dia 17 de outubro. Serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas para as alunas com os melhores desempenhos, conforme estabelecido no edital do torneio.

As 24 alunas premiadas com medalhas serão convidadas a participar dos cursos, treinamentos e processos seletivos oferecidos na Semana Olímpica da OBM, com seus custos de viagem, hospedagem e alimentação cobertos pelo Impa e/ou seus parceiros.

Enviar para impressão