A Escola Estadual Maria Belmira Trindade recebeu a visita dos diretores de escolas americanas, Kevin Butler de Kansas City/Missouri e Brian Victor Delgado de San Diego/Califórnia. A instituição de ensino faz parte do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação. Este projeto dá atenção especial às escolas localizadas em áreas de risco social e contém um conjunto de ações ligadas à área pedagógica e à segurança escolar. Na sexta-feira, haverá um seminário na sede da Secretaria de Estado de Educação – Av. Amazonas, 5.855/Bloco A – Gameleira - com a participação dos diretores americanos, que farão um relato da experiência no Brasil e da gestão escolar norte-americana.
Em Kansas City, existem seis instituições de ensino que fazem o trabalho de recuperar o aluno com problemas disciplinares ou de comportamento, muitas vezes expulso das escolas convencionais. São as chamadas escolas de transição. Os alunos permanecem nessas unidades escolares durante 10 dias, em média. Além das aulas normais, esses estudantes são atendidos por assistentes sociais e psicólogos. Caso seja reincidente, o aluno permanecerá por mais tempo na escola. De acordo com Kevin, ainda são poucas escolas iguais a essa nos Estados Unidos. Lá, os pais são severamente punidos, caso os filhos não estudem.
Os alunos de EE Belmira Trindade se mostraram curiosos sobre a educação e os costumes dos americanos e os diretores estrangeiros foram receptivos e responderam as perguntas dos alunos. Brian contou sua história pessoal destacando a importância da educação na sua vida. De família humilde, com dez irmãos, venceu graças à sua dedicação e hoje conhece diversos países. "Educação é a chave", disse. "O que faz a diferença é o aprendizado e isso não depende da rede física", completou Kevin. Os diretores vieram ao Brasil para conhecer o ensino público do país.
Para o aluno do 1º ano do ensino médio, Wagner Rodrigo de Jesus Gomes, 18 anos, a visita foi muito interessante. "Eu tinha uma imagem totalmente diferente dos americanos. Mas pude ver que eles são iguais a nós", disse.
Seminário
Na sexta-feira, dia 12, de 8h30 às 12h30, os americanos vão participar do Seminário Gestão e Liderança Escolar, no auditório I da Secretaria de Estado de Educação – Av. Amazonas, 5.855. Participam os diretores das quatro escolas públicas visitadas pelos americanos, diretores das Escolas Referência Regional em Gestão Escolar das Superintendências Regionais de Ensino de Curvelo e de Paracatu e os técnicos responsáveis pelo Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar das SRE Metropolitanas A, B e C, de Curvelo e de Paracatu.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL