A visita dos diretores americanos às escolas mineiras foi encerrada nesta sexta-feira, dia 12, com o Seminário Gestão e Liderança Escolar. Os americanos Kevin Butler e Brian Victor Delgado, o secretário adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre, e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação, Maria Eliana Novaes, participaram do envento, que contou com a presença dos diretores das Escolas Referência em Gestão Escolar das Superintendências Regionais de Ensino de Curvelo, Paracatu e de Uberaba e dos técnicos responsáveis pelo Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar das SRE Metropolitanas A, B e C.
Os diretores americanos se confessaram admirados com a relação de carinho entre alunos e professores nas escolas visitadas e com a paixão dos educadores, mesmo diante de situações adversas. Para Kevin, essas escolas encontraram novas formas de segurança. "Nos Estados Unidos, os alunos passam por detector de metais antes de entrarem na escola. Aqui é diferente, parece que, dentro da escola, os alunos estão protegidos da violência", disse.
De acordo com Brian, é importante que as escolas tenham uma boa aparência. "O espaço físico, apesar de não ser o mais importante, também tem uma grande parcela na formação do estudante.", completou. Para ele, o ambiente de ensino precisa ser vibrante. "Acredito que um ambiente depredado colabora para a depreciação de todos os setores da escola", afirmou. Segundo o secretário adjunto, João Antônio Filocre, até hoje, 2.000 escolas foram recuperadas, desde 2003. O Governo se esforça para que, até o fim do mandato, todas as 3.917 escolas tenham sua infra-estrutura recuperada.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL