Etapa regional da competição nacional acontece em Cascavel, no Paraná, de 2 a 6 de setembro
Após a festa da conquista do ouro nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019), o foco agora é a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ/2019), organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A etapa regional do JEJ/2019, que acontece de 2 a 6 de setembro, em Cascavel, no Paraná, é mais uma oportunidade de inclusão social, de crescimento pessoal dos estudantes-atletas e de formação de base na revelação de novos talentos no esporte.
Os campeões do JEMG/2019 vão representar Minas Gerais na competição nacional. Nesta segunda-feira (2/9), os mineiros embarcam para Cascavel. São 92 estudantes-atletas de nove escolas, divididos em dois voos. Os jovens são dos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Juatuba, Lavras, Muzambinho e Três Corações.

No módulo I (12 a 14 anos), o Estado terá participantes nas modalidades coletivas de basquetebol feminino, basquete masculino, futsal feminino, handebol feminino e voleibol masculino. Já no módulo II (15 a 17 anos), as modalidades são basquetebol feminino, basquete masculino, futsal masculino, handebol feminino e voleibol masculino.
A etapa regional Sudeste (Regional Amarela) será disputada por Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os 2 primeiros colocados de cada modalidade, módulo e naipe, estarão classificados para a próxima etapa. Eles se juntam aos outros representantes de Minas Gerais nas modalidades coletivas e individuais na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada em Blumenau-SC, entre os dias 16 e 30 de novembro.
Expectativa
Na delegação mineira, está o time de handebol feminino módulo II da Escola Estadual Professora Salatiel de Almeida, de Muzambinho, que conquistou o título no JEMG/2019. Um gol no último lance do jogo garantiu a medalha de ouro, que também valeu a vaga para os Jogos Escolares da Juventude. A professora e técnica do time, Aparecida Martins (Cidoca), comentou sobre essa experiência.
“Vir com elas, de uma cidadezinha, e competir com a grande cidade que é Juiz de Fora. Obrigada meu Deus, obrigada por esse título. É vocês do JEMG, da coordenação, secretários de Estado, governador de Minas. É Minas Gerais. É Muzambinho”, disse Cidoca bastante emocionada após o apito final.
Confira a lista dos convocados para a etapa regional em Cascavel (PR) e outras informações no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br
JEMG
O Jemg é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Feemg