Alunos de duas escolas estaduais de Belo Horizonte estão se preparando para o mercado de trabalho. Eles participam do Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores. Este é um projeto piloto da Secretaria de Estado de Educação e as aulas, que já começaram para a primeira turma, vão até outubro.
São beneficiados 24 estudantes do ensino médio das Escolas Estaduais Técnico Industrial Professor Fontes e Silviano Brandão. A aluna Camila Teixeira Campos, 17 anos, está empolgada. "Estamos tendo a oportunidade de fazer um curso caro e também nos preparando para o mercado de trabalho. Aprendemos uma profissão e podemos ajudar na renda familiar", afirma. Sua colega Keslle Rodrigues da Silva completa: "poderemos até arrumar os computadores da escola quando estragarem".
O aluno Everton Rocha Moschem conta que gostou desta iniciativa, pois a maioria não tem condições de pagar por um curso como este. Outra vantagem apontada por Camila Campos é que o curso está sendo ministrado na própria escola em que estuda. "Todos os alunos moram perto da escola e, por isso, não precisamos pagar passagem", diz.
A EE Siliviano Brandão também participa do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Educação, que tem por objetivo preparar as escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social para atender às necessidades educativas das crianças e jovens afetados pelos fenômenos da exclusão social e da violência, procurando proporcionar tranqüilidade e condições básicas no ambiente escolar para que se efetive o processo educativo.
De acordo com o secretário adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre, este curso aumenta a oportunidade de trabalho para os jovens. A Secretaria de Educação montou laboratórios especiais para o curso com um computador novo para cada aluno. "A própria escola vai montar seus computadores e os das escolas da região", diz Filocre.
"O ponto forte é que foi montado o laboratório com um aluno por micro. No mercado, os cursos colocam dois alunos por micro. Optamos por não fazer isso para garantir a qualidade do curso. A infra-estrutura montada pela Secretaria de Educação é excelente", explica o consultor Sandro Roberto Lopes.
Agora, a Secretaria de Educação está analisando a viabilidade de oferecer outros nove cursos na área de informática e estender este para outras 200 escolas estaduais. Serão cursos rápidos para alunos do ensino médio. Entre eles estão o de computação gráfica, fotografia digital, web design, manutenção e montagem de redes e multimídia na educação. Além de aumentar as possibilidades de ingressar no mercado de trabalho, os alunos poderão dinamizar a utilização dos laboratórios de informática conectados à Internet que estão sendo instalados nas escolas estaduais através do projeto Escolas em Rede.
O curso
No curso de montagem e manutenção de micros, os alunos aprenderão a função de cada componente de microcomputador e ainda como montá-lo e configurá-lo, instalar sistema operacional, formatar discos rígidos, instalar placas de fax/modem, rede, vídeo, som e outros dispositivos. Ao final do curso, eles também dominarão as técnicas de avaliação do funcionamento e configuração de micros que precisem de manutenção preventiva ou corretiva.
O curso foi estruturado em 50 h/aula para os estudantes. Nas duas escolas, a primeira turma, com 12 alunos em cada uma delas vai se formar em outubro. As aulas acontecem duas vezes por semana. Na Silviano Brandão, o curso é realizado às segundas e quintas-feiras, de 14 às 18 horas e na Professor Fontes, segundas e sextas-feiras, de 7 às 12 horas. A idéia é que os participantes tenham o compromisso de repassar o que aprenderam e que novas turmas sejam formadas ao final de cada curso.
Primeiro, três professores e dois monitores de cada escola, interessados em participar do curso, foram capacitados para dar aulas. Os monitores são alunos do ensino médio e receberão uma bolsa de meio salário mínimo. O treinamento foi de 200 h/aula.
A apresentação e material didático do curso são exclusivos e foram personalizados para este projeto. Foi utilizado o know-how da Universidade Federal de Minas Gerais e o curso dessas primeiras turmas está sendo acompanhada por consultoria que tira dúvidas e dá o suporte necessário.
Contatos:
Escola Estadual Silviano Brandão – Rua: Itapacerica, 685 – Lagoinha Telefone: (31) 3442-5801 – Diretora: Nilce Faria Campos. O curso é oferecido às segundas e quintas-feiras, de 14 às 18 horas
Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes – Avenida José Cândido da Silveira, 2.000 – Horto Telefone: (31) 3486-2074 – Diretor: Geraldo Afonso de Souza. O curso é oferecido às segundas e sextas-feiras, de 7 às 12 horas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL