
Modalidade tradicional e vitoriosa no Brasil, o voleibol é um esporte muito emocionante e querido pelo público. O jogo é uma disputa ponto a ponto, em que a técnica e o espírito de equipe são fundamentais para a vitória. Na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019), a busca pelo ouro no voleibol masculino foi bastante acirrada. Entre as centenas de municípios que almejavam o lugar mais alto do pódio nessa modalidade, um deles fez história na competição.
Juatuba, que fica na região central do estado, conquistou os títulos no voleibol masculino módulo I (12 a 14 anos) e no módulo II (15 a 17 anos), com as vitórias dos estudantes-atletas da Escola Estadual Joaquim Correa. Além de alcançar o ouro, os campeões garantiram a vaga para a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ/2019), que acontece em Cascavel, no Paraná, entre os dias 2 a 6 de setembro.
A caminhada para o sucesso nas quadras não foi fácil para as equipes, lideradas pelos técnicos e professores Geraldo Corgozinho e Willian do Prado, e que levaram os troféus para a cidade com pouco mais de 22 mil habitantes. Corgozinho, que trabalha com voleibol há 55 anos, comentou sobre as conquistas. “Tivemos a felicidade de vencer os dois módulos no JEMG/2019. Foi muito difícil. Ganhamos as duas finais no tie-break. Para nós, foi de uma alegria tremenda, muita satisfação”.
O técnico campeão também falou sobre o apoio da população de Juatuba e da expectativa de enfrentar equipes de outros estados em Cascavel. “A cidade está respirando voleibol. Temos o apoio da escola, da prefeitura e da comunidade, que abraça o time. É uma cidade pequena, mas com o coração muito grande. As famílias já estão se organizando para viajar e torcer para os meninos. Estamos indo com uma expectativa muito boa de sair vitoriosos e queremos chegar na etapa nacional em Blumenau”, destacou o professor Geraldo Corgozinho.
Concentração
Campeões do JEMG/2019, os estudantes-atletas da Escola Estadual Joaquim Correa estão concentrados para conquistar boas vitórias em Cascavel. João Victor Pereira, 13 anos, entrou no voleibol com o apoio da sua mãe. “Ela me colocou no voleibol, comecei a praticar e gostei. Ano passado ficamos em terceiro lugar no JEMG. Neste ano tivemos mais foco e fomos campeões. A gente sabe que vai ser difícil, mas treinamos muito para superar nossas deficiências. Minha mãe está muito orgulhosa e acreditando muito no meu sonho, que é ser atleta profissional de voleibol, jogar na seleção brasileira e conquistar muitos títulos”, contou João Victor.
O estudante-atleta Jardel Oliveira Silva, 17 anos, que compete no módulo II, também está confiante. “A expectativa é fazer um bom campeonato e sair de lá vitoriosos. No ano passado, ficamos em quarto lugar. O diferencial nosso, este ano, é que trabalhamos bastante, treinamos todos os dias, duas vezes. Estamos mais focados e confiantes para conquistar o título”, salientou Jardel.
A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Clique aqui e confira a lista dos convocados para a etapa regional em Cascavel (PR).
JEMG
O Jemg é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Feemg