A proposta pedagógica que tem como foco o Projeto de Vida do Estudante – Planejamento do Futuro e Protagonismo Juvenil - já é realidade em 71 escolas estaduais mineiras. Para fortalecer as ações realizadas nas unidades de ensino, entre os dias 26 e 27 de agosto, está sendo realizado o “Circuito de Formação: Rotinas Pedagógicas”.
Participam da formação diretores de escolas, professores coordenadores, especialistas da educação e técnicos ou analistas das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) que atuam com as unidades de ensino estaduais que ofertam a educação integral para o ensino médio.
A Superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação, Kellen Senra, destaca o objetivo da formação. “É um momento para pensar toda a articulação da gestão pedagógica na escola para o bom desenvolvimento dos componentes e das ações do ensino médio integral. Focamos no planejamento e em fortalecer as pessoas que estão como responsáveis pela gestão pedagógica das unidades”.

O diretor da Escola Estadual Emília Esteves Marques, em Carangola, Gabriel Samagaio Rocha, destacou o fato da formação refletir a realidade das escolas. “Estamos bem seguros e conseguindo ver uma organização e uma estrutura para que cada fração da nova proposta aconteça. Conseguimos ver que escola e regional estão falando a mesma língua e isso nos deixa muito satisfeitos”.
Flávio Batista Gonçalves é diretor da Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, em Arcos, e também aponta as orientações voltadas para a organização da escola como ponto importante do encontro. “A formação está sendo muito prática e técnica sobre como agir dentro da escola. O que eu destacaria é a fala sobre planejamento. Eles mostraram que é importante planejar as ações de forma que todas sejam concretizadas com sucesso e não feitas de última hora”.
A formação é realizada a partir de uma parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Os participantes são de escolas estaduais que ofertam a educação integral para o ensino médio que integram o Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, do Ministério da Educação.
