Promovido pela Escola Superior Dom Helder Câmara, o “II Seminário da Pegada Ambiental 2019: Desenvolvimento da escola pública sustentável em MG” foi realizado no último sábado (24)

Educadores e estudantes de cerca de 100 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana participaram, no último sábado (24/8), do “II Seminário da Pegada Ambiental 2019: Desenvolvimento da escola pública sustentável em MG”.

Durante o evento, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães Faria, que representou a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) no evento, ressaltou a importância das escolas participarem da discussão da temática. “A iniciativa oferece para os estudantes a possibilidade de reflexão e realização de ações em busca de uma escola e de uma comunidade mais sustentável. É na escola, enquanto esse lugar legítimo do processo educativo, que precisamos trabalhar a prevenção”.

A subsecretária de Educação Básica da SEE participou da abertura do seminário. Foto Patrícia Azevedo/DomTotal

Já o reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf, levantou a questão dos incêndios na Amazônia e dos desastres ambientais que Minas Gerais sofreu, e agradeceu a cooperação técnica da Secretaria de Estado de Educação na iniciativa. O Seminário é uma das ações do Movimento EcoDom, idealizado pela instituição de ensino superior.

Movimento EcoDom
Resultado de um Termo de Cooperação entre a Escola Superior Dom Helder Câmara e Secretaria de Estado de Educação (SEE), assinado em 2017, o Movimento EcoDom desenvolve diversas atividades em parceria com estudantes, docentes e direção de cerca de 150 escolas da rede estadual de Minas Gerais. O objetivo da iniciativa é estimular as escolas a desenvolverem projeto de economia energética, água, papel e outras atividades para promover conforto e bem-estar nas unidades.

Pegada Ambiental 2019

O professor José Cláudio Junqueira, coordenador da Iniciação Científica da Dom Helder, responsável pela avaliação do projeto Pegada Ambiental, falou um pouco sobre como está o andamento das avaliações dos índices da pegada. As escolas participantes são avaliadas em 10 índices e certificadas no final do projeto de acordo com o empenho das mesmas. Este ano, a escola que mais se destacar e ganhar o certificado de escola mais sustentável, poderá levar o professor orientador e dois alunos da equipe EcoDom para Fernando de Noronha.

Educadores de cerca de 100 escolas estaduais participaram do evento. Foto: Patrícia Azevedo/DomTotal

CEM
As escolas estaduais também participam do Campeonato Estadual de Matemática (CEM). Promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais, a iniciativa é uma das atividades do Movimento EcoDom.

Para tirar algumas dúvidas sobre o Campeonato Estadual de Matemática (CEM), foi convidada a professora Aline Oliveira, que explicou em que etapa o campeonato está. Lançado há quatro meses, hoje o CEM se encontra na fase de desafios que somam pontos e desclassificam as equipes que não postarem a resolução até a data prevista.

Segundo a educadora, está aberto o segundo desafio e a data limite para a postagem da resolução é até a próxima sexta-feira (30). Em setembro estarão disponíveis os exercícios de treinamento para a grande final do campeonato que acontece ao vivo no dia 5 de outubro.

Enviar para impressão