Uberlândia é a sede da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/20190, a maior competição escolar do país. A cidade já respira os jogos e, nesta segunda-feira (29/7), as escolas estaduais do município receberam milhares de estudantes-atletas de 267 municípios. Nos próximos dias, os jovens viverão momentos inesquecíveis de confraternização, novas amizades e muito aprendizado.
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberlândia deixou tudo preparado para uma recepção calorosa aos alunos visitantes. Ao todo são 32 escolas espalhadas pela cidade sendo utilizadas como alojamento. Cartazes de boas-vindas, com mensagens positivas, foram afixados nos corredores das instituições.
“Estamos muito felizes. Há muito tempo que estávamos almejando o JEMG aqui. Preparamos todas as escolas para poder servir de alojamento, com alimentação, dormitórios, deixamos tudo pronto. O esporte é muito importante para a convivência dos nossos alunos. Melhora o relacionamento, formam-se novas amizades, aumenta o respeito. Esperamos que seja uma semana de muita alegria para nossa cidade e que novos atletas sejam revelados”, destacou a superintendente Onília Maria Borges.

Tudo pronto
A cidade do Triângulo está recebendo estudantes-atletas de 1.091 escolas de Minas Gerais. Os alunos do município de Itaúna estão acomodados na Escola Estadual Messias Pedreiro, no bairro Cazeca.
Segundo a diretora, Miriam Antônia dos Santos, aproximadamente 280 estudantes estarão alojados na escola. Ela ressaltou que a preparação foi feita com muito carinho. “Fizemos um folder com tudo que eles vão precisar em Uberlândia, para estarem mais informados. Esperamos que eles fiquem bem e conquistem medalhas”.
O jovem de 14 anos, João Vitor de Oliveira, chegou animado no seu primeiro ano de JEMG. “Vou disputar provas de corrida no atletismo. A expectativa é conseguir o primeiro lugar, mas estou vindo pela experiência. Espero fazer uma boa campanha”, comentou o aluno que vai representar a Escola Estadual Dr. José Gonçalves, de Itaúna.
Já na Escola Estadual Segismundo Pereira, bairro Santa Mônica, aproximadamente 240 estudantes-atletas chegaram para viver dias marcantes. Um deles é o João Gabriel Paiva, da Escola Estadual Professor José Monteiro, de Campo Belo. “A expectativa é boa, tomara que a gente consiga bastante medalhas, por mais que seja uma competição bem difícil”, destacou. O jovem nadador também fez questão de reforçar que esses momentos fortalecem os laços com os amigos.
E para dar aquele sabor especial ao espetáculo das competições, não pode faltar o tempero da tradicional comida mineira. Regina Dias, cozinheira da Escola Segismundo Pereira, preparou um lanche saboroso para recepcionar os novos visitantes. “Tudo está sendo feito com muito amor e carinho”.