Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Estadual Margarida Melo Prado, em Belo Horizonte, tiveram, nesta terça-feira (2/7), uma manhã de conscientização e diálogo sobre os perigos que o uso e abuso de álcool e outras drogas podem representar na vida dos jovens.

A reflexão foi promovida pelo palestrante Ivan Pinto, que realizou uma apresentação para cerca de 470 alunos da instituição de ensino e usou sua própria história de vida como exemplo dos riscos que os vícios representam e também como estímulo à superação, já que ele mesmo conseguiu dar a volta por cima.

Para a diretora da escola, Patrícia Mariano, a palestra foi de grande valia, uma vez que os estudantes pertencem a uma comunidade de vulnerabilidade social. “O Ivan mostrou aos alunos que eles podem ser quem quiserem, basta que se dediquem aos estudos e não se envolvam com vícios. Acho que todos entenderam que, se estão envolvidos, há como sair. Se não estão, é melhor nem começar”, diz a diretora.

A resposta dos alunos à realização da palestra foi tão positiva que os professores, de acordo com a diretora, irão realizar atividades pedagógicas com temas ligados ao que foi dito na apresentação “Papo Reto”. “Queremos saber os impactos causados nos nossos jovens e o quanto eles despertaram para este assunto tão importante de ser falado”, afirma Patrícia.

O palestrante Ivan Pinto explica que o objetivo é usar uma linguagem próxima à dos adolescentes para que eles se identifiquem com as situações apresentadas. “É uma palestra de impacto, mas é isso que faz os jovens repensarem suas escolhas ou opiniões. O alvo aqui, além de dar ênfase ao risco que as drogas representam, é motivá-los a crescerem na vida por meio dos estudos”, defende Ivan.

Enviar para impressão