Inscrições para o concurso público Seplag/FJP estão abertas até o dia 7 de agosto
Na quarta-feira (26/6), diretores de escolas estaduais de Belo Horizonte participaram de uma reunião na Fundação João Pinheiro (FJP). O objetivo do encontro foi apresentar aos gestores mais detalhes do curso de graduação em administração pública e as possibilidades de inserção que a Escola de Governo oferece para os estudantes que estão concluindo o ensino médio.
Até o dia 7 de agosto estão abertas as inscrições para o concurso público Seplag/FJP e os pedidos de isenção da taxa de matrícula podem ser realizados até 7 de julho. O concurso irá selecionar 40 candidatos à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) para o quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Para o diretor da Escola Estadual Professor Afonso Neves, Wagner Diógenes de Sousa, conhecer melhor a proposta é importante e pode abrir portas. “ A nossa escola fica próxima à Fundação, então a questão da proximidade é boa para os nossos alunos. Além disso, é importante conhecer melhor e ter esse contato para que possamos apresentar aos alunos as melhores opções”, ressaltou.
A diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, Fátima Maria Gonçalves, já encaminhou as informações da reunião para as escolas que fazem parte da regional. “O meu trabalho é fazer com que todas as informações e oportunidades cheguem para os nossos alunos e conhecer melhor iniciativas como essa vai ajudar na divulgação”.
Confira aqui a apresentação que foi feita para os gestores durante a reunião.
O concurso
O concurso acontece anualmente em duas etapas: a primeira corresponde à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e tem caráter eliminatório e classificatório. A segunda se refere à frequência e aprovação do candidato no curso de graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, de caráter eliminatório.
As inscrições devem ser feitas no site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (CefetMinas) e custam R$ 60. Candidatos que não puderem arcar com o valor da inscrição poderão solicitar, até 7 de julho, a isenção do pagamento da taxa, de acordo com o item 5 do Edital.
Todos os candidatos deverão prestar o Enem 2019 que tem provas previstas para os dias 3 e 10 de novembro. Serão eliminados os candidatos que não obtiverem pontuação mínima de 350 pontos em cada prova objetiva e de 500 pontos na redação.
O curso
O Curso de Graduação em Administração Pública (Csap) tem duração de quatro anos, com carga horária total de 3.265 horas/aula, ministradas em período integral no campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70 - São Luiz, Belo Horizonte/MG).
Os candidatos classificados e selecionados no concurso ingressarão no Csap no primeiro semestre de 2020 e ficarão impedidos de ocupar duas vagas, simultaneamente, em instituições públicas de ensino superior.