Uma equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) está em de Pirapora, no Norte do estado. É a quarta visita do grupo itinerante da SEE. Ao todo, são 12 superintendências regionais de ensino (SRE), localizadas na Região Norte e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, que receberão a secretaria itinerante. Essas superintendências reúnem 262 municípios. A proposta é fazer com que as ações realizadas através dos programas e projetos da SEE cheguem de forma eficaz às escolas públicas destas regiões, as mais carentes do Estado.
No dia 5 de outubro, a secretária de estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o adjunto João Antônio Filocre e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação, Maria Eliana Novaes, passam todo o dia em Pirapora reunidos com diretores de escolas, técnicos da SRE, prefeitos e secretários municipais de Educação dos municípios da jurisdição.
A equipe composta por superintendentes e técnicos de todos os setores está na região desde o dia 3 de outubro visitando as escolas e vai permanecer até sexta-feira, dia 7. O grupo se desloca para conhecer o sistema de perto, diagnosticar e resolver problemas.
A superintendência de Pirapora é composta por nove municípios, que somam 179 escolas públicas, sendo 39 estaduais e 140 municipais. Até agora, 70 municípios foram beneficiados pelas ações da secretaria de Educação itinerante. As SRE de Januária, Almenara e de Araçuaí, visitadas em junho, julho e agosto, somam 61 municípios.
O trabalho da SEE é baseado em 12 metas que visam alterar as condições objetivas das escolas estaduais, prioritariamente, e da educação pública em geral. Antes da equipe partir para o trabalho local há uma reunião com a secretária de Educação para analisar os dados relativos a cada uma das metas observando as particularidades da região. Em campo, a equipe visita escolas, checa as condições físicas e pedagógicas das instituições e define as ações prioritárias.
As metas
Em todos os municípios deverá haver uma quadra coberta em escola da cidade para atividades esportivas e sociais. Pelo menos uma escola de cada município terá um laboratório de informática com acesso à Internet.
As escolas rurais devem obedecer a um padrão físico mínimo, com energia elétrica, água potável e esgotamento. Através do programa Luz do Saber, em parceria com a SEE, a Cemig está instalando a energia elétrica em todas as escolas públicas de Minas Gerais.
Haverá pelo menos uma escola por município preparada, tanto na acessibilidade da rede física como na formação de profissionais, para receber alunos com necessidades especiais, dentro do projeto de inclusão desenvolvido pela SEE.
A SEE prestará assistência técnico–pedagógica com a distribuição de manuais e material pedagógico para os professores de todas as escolas municipais que desenvolvam o ensino fundamental de 9 anos, através das secretarias municipais de Educação.
A SEE assegurará a oferta de ensino médio em todos municípios para os alunos que concluem a 8ª série, garantindo a continuação dos estudos sem a necessidade de se deslocar para outra cidade. O objetivo é oferecer também a modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos - para os que quiserem retomar os estudos.
A Secretaria de Estado da Educação apoiará as prefeituras na implementação do Projeto PROFORMAÇÃO, para habilitar todos os professores leigos de 1a à 4a séries do Ensino Fundamental.
Todos os prefeitos e secretários municipais serão esclarecidos sobre a importância de participar da Avaliação da Educação Básica (PROEB). Este diagnóstico é fundamental para balizar a qualidade no ensino. O PROEB será realizado em novembro de 2006.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS