Iniciativa tem entre seus objetivos promover a troca de experiências exitosas

O ensino da Matemática ganhou uma atenção especial na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Unaí. Entre os dias 25 e 26 de novembro, professores e alunos de 23 escolas estaduais participam da ‘I Mostra de Matemática das Escolas Estaduais’. Durante a Mostra, os educadores terão a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos por colegas e apresentar as experiências exitosas que desenvolvem em sala de aula. A iniciativa é promovida pela SRE de Unaí.

“Observamos que os resultados dos alunos não estavam muito bons nessa disciplina. Além disso, a Matemática é um dos componentes de mais difícil assimilação pelos alunos de todos os níveis de ensino. Por isso, resolvemos criar a Mostra”, conta a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e coordenadora da Mostra, Janaíla Carneiro de Freitas.

23 escolas estaduais apresentam seus projetos na Mostra. Foto: Arquivo SRE

A Mostra consiste na apresentação de stands, onde os professores e alunos terão a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos. “Vai ser o momento de socializar as experiências que desenvolveram e que resultaram em uma aprendizagem significativa e prazerosa. Para participar, o professor deveria já ter realizado o projeto e ele deveria estar dentro de um dos quatro eixos da Matemática: Grandezas e medidas, espaço e forma, números e operações, tratamento de informação”, conclui Janaíla. Entre os 23 trabalhos inscritos para a Mostra, dez foram sorteados para apresentar o trabalho em comunicação oral.

A professora do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, em Unaí, Cislei Maria Silva, irá apresentar o projeto ‘Pactuando com números e operações’. A iniciativa que foi realizada no início deste ano teve entre seus objetivos mostrar aos estudantes que a Matemática está presente em todos os lugares. “Foi um projeto no qual trabalhamos os números de todas as formas. Estudamos os mapas, estados, municípios, endereços, placas, listas de compras, entre outros. Mostramos que a Matemática está presente no dia a dia deles”, afirma Cislei.

A expectativa é que mais de 300 estudantes visitem a Mostra. Foto: Arquivo da SRE

A educadora ressalta ainda os benefícios do projeto. “Acho que os alunos passaram a ter mais interesse, porque foi um projeto em que eles confeccionaram muito material concreto. Fizemos calendários utilizando material reciclado, utilizamos sucata. Muitas coisas foram criadas por eles e tudo que eles desenvolviam era feito com interesse”, conta Cislei.

A ‘I Mostra de Matemática das Escolas Estaduais’ está sendo realizada na sede da Superintendência Regional de Ensino de Unaí. A expectativa é que mais de 300 estudantes visitem a Mostra.

Enviar para impressão