Curso de especialização em Gestão Escolar tem 400 vagas e é parte do programa Escola de Gestores, do Ministério da Educação

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece um curso gratuito para gestores de escolas públicas das redes municipal ou estadual. As inscrições estão abertas até amaná (31-01) e o curso de especialização em Gestão Escolar, na modalidade a distância, é parte do programa Escola de Gestores, do Ministério da Educação.

O objetivo do curso é qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, proporcionando o aumento da qualidade social da educação. Durante o curso, serão realizadas três atividades presenciais em Belo Horizonte, no campus Pampulha da UFMG. As datas dessas atividades serão divulgadas posteriormente. São oferecidas 400 vagas divididas em oito polos: Almenara (30 vagas), Belo Horizonte (100 vagas), Divinópolis e Cláudio (60 vagas), Frutal (30 vagas), Montes Claros (60 vagas), Paracatu (30 vagas), Sul de Minas (30 vagas) e Vale do Aço (60 vagas).

Para participar, os candidatos devem cumprir as exigências do Programa Escola de Gestores, do Ministério da Educação (MEC): Ter concluído curso de graduação plena; ser gestor, efetivo e estar em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica; ter disponibilidade para dedicar-se ao curso; estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola; e evidenciar disposição para construir, com a comunidade escolar e local, o projeto político-pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.

As inscrições devem ser feitas neste link. Além de preencher o formulário on-line, os candidatos devem enviar os documentos listados no edital para o endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Sala 1559B – Pampulha - Belo Horizonte. O processo seletivo envolverá duas etapas: análise da carta de intenções (referente à vida profissional e ao interesse do candidato pelo curso) e do currículo, que será avaliado em notas, que variam de 0 a 100 pontos, por uma comissão.

O resultado será divulgado no dia 12 de fevereiro, na página do CAED/UFMG. Os selecionados devem efetuar cadastro prévio, através do preenchimento do formulário disponível aqui entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

Confira o edital completo.

Escola de Gestores

Proposta pelo MEC em 2005, a iniciativa envolve 31 universidades públicas do Brasil. O programa é voltado para a formação de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação, na modalidade de educação a distância, com carga horária de 400 horas. Entre 2012 e 2013, foram formados 175 gestores na UFMG.

Mais informações sobre o processo, nos e-mails secretaria.eg@gmail.com ou escoladegestores@fae.ufmg.br, ou pelo telefone (31) 3409-6137.

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