Estudantes devem cursar o 1º ou 2º ano do ensino médio nas 11 escolas estaduais de Belo Horizonte
A ação conjunta da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Ouvidoria - Geral do Estado (OGE) denominada ‘Ouvidor Jovem' inicia hoje o processo de inscrição para a escolha do ouvidor interino. As inscrições devem ser feitas até o dia 09 de julho nas 11 escolas estaduais de Belo Horizonte que participaram da fase piloto do Reinventando o Ensino Médio, da SEE. O ouvidor interino irá auxiliar a Secretaria de Educação e a Ouvidoria na definição do plano de desenvolvimento da ação ‘Ouvidor Jovem’.
Para se inscrever, o estudante que deseja pleitear a função de ouvidor interino deve cursar o 1º ou 2º ano do ensino médio. A inscrição deve ser feita na própria escola e a documentação necessária está na Resolução SEE/OGE nº 03, publicada na edição de sábado (29/06) do Diário Oficial dos Poderes do Estado. Além da documentação, o estudante deverá ter um atestado emitido pela escola comprovando o cumprimento de, no mínimo, 75% da carga horária escolar; um atestado de que o candidato não sofreu punição, do início do ensino médio até o ato da inscrição, em virtude de processo administrativo disciplinar no âmbito institucional acadêmico; e ter aproveitamento global, rendimento escolar, igual ou superior a 80% no ano letivo de 2012 e no 1º bimestre de 2013.
De acordo com a Resolução publicada, as 11 escolas estaduais de Belo Horizonte deverão encaminhar o nome do aluno selecionado e a documentação à Comissão Organizadora até o dia 19 de junho. O resultado está previsto para ser divulgado até o dia 31 de julho. Com a ação ‘Ouvidor Jovem’, a ideia é estimular a prática cidadã e a democracia entre estudantes da rede estadual de ensino através do protagonismo juvenil.
Visita às escolas
Para orientar os estudantes sobre o papel da ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, representantes da própria OGE e da Secretaria de Estado de Educação realizarão reuniões nas 11 escolas participantes do Reinventado o Ensino Médio. As visitas serão realizadas no período de 02 a 04 de julho. Durante os encontros, os alunos também poderão entender o tipo de contribuição que podem dar na construção do papel dessa nova figura na rede estadual de ensino que é a do ouvidor jovem.
Leia mais: