Encontro contou com a participação de 128 gestores

A estratégia que tem auxiliado os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino a alcançarem resultados cada vez mais positivos nas avaliações internas e externas foi apresentada na tarde desta quarta-feira (27-03) para 128 diretores de escolas estaduais de Belo Horizonte. O objetivo da reunião foi mostrar para os gestores a importância do Aprofundamento de Estudos e incentivar a inscrição das escolas no projeto, que está com inscrições abertas e que este ano irá ofertar 70 mil vagas. A reunião foi realizada no auditório da Escola Estadual Mauricio Murgel.

“Estão participando deste encontro representantes de todas as escolas estaduais da capital mineira que ofertam o ensino médio. Vamos mostrar para elas o passo a passo para se inscreverem no Aprofundamento de Estudos. Iremos ressaltar também a importância desse instrumento para que as escolas possam alcançar as metas propostas no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) de 2013”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Ensino Médio, Jorge Carlos de Figueiredo.

A Escola Estadual Getulio Vargas, em Belo Horizonte, iniciou o Aprofundamento de Estudos em 2012 e para este ano a instituição já está se organizando para montar a turma que irá participar do projeto, é o que afirma o vice-diretor, Lourival Alves Freitas Filho. “A experiência com o Aprofundamento em 2012 foi muito boa. Por isso, já estamos formando as turmas para este ano. Ano passado tivemos um grande número de aprovação em vestibulares e a expectativa é que este ano seja ainda melhor”,conta.

Aprofundamento de Estudos

O projeto tem a finalidade de melhorar os indicadores de proficiência do ensino médio, bem como ampliar a taxa de conclusão, reduzindo as taxas de repetência e evasão. Para isso, visa a criação do habito de estudo, oportunizando aos alunos a ampliação de conhecimentos e conteúdos do seu interesse e na preparação para prosseguimentos dos estudos.

As inscrições para o Aprofundamento devem ser feitas mediante preenchimento de um formulário que está disponível no site do Sistema Mineiros de Administração Escolar (Simade).

A inscrição de alunos, turmas e professores deverá ser feita pelo diretor da escola. Para efetivação do cadastro é necessário que se formem turmas de no mínimo 25 e no máximo 30 alunos.

Meio Passe

Durante a reunião, também foi apresentada aos diretores a proposta de ‘Meio Passe Estudantil’, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A iniciativa é um benefício instituído pela Lei Municipal 10.106, de 21 de Fevereiro de 2011, destinado a estudantes do Ensino Médio, matriculados e frequentes em escolas públicas de Belo Horizonte e que residem a 1 km ou mais da escola que frequentam.O estudante beneficiado tem 50% de sua passagem custeada pela Prefeitura.

“O objetivo é que os diretores cheguem nas escolas e divulguem as inscrições do ‘Meio Passe Estudantil’ para os alunos do ensino médio. Os estudantes que moram e estudam em Belo Horizonte podem fazer sua pré-inscrição até o dia 30 de abril, no nosso site”, destacou o assessor de Gabinete da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Luiz Cláudio de Almeida Teodoro.

Leia Mais:

Escolas Estaduais já podem se inscrever na edição de 2013 do Aprofundamento de Estudos

Enviar para impressão