Informação é do Ministério da Educação, que faz um levantamento mensal dos alunos matriculados no Programa

Minas Gerais tem se destacado no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, e é o Estado brasileiro com o maior número de alunos matriculados no Programa. No mês de setembro, o Estado registrou 42.559 matriculados. As informações são do Ministério da Educação (MEC), que faz, mensalmente, o ranking dos estados com o maior número de estudantes inscritos.

“Os cursos do Pronatec não acompanham o ano escolar. Como são modulares, as aulas podem começar em qualquer período do ano e isso pode fazer com que o número de matrículas seja sempre crescente. Esse aumento mostra que os estudantes estão interessados em prosseguir os estudos”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Em Minas Gerais, as vagas do Pronatec são distribuídas em cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária menor que a de um curso técnico. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar matriculado no ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. No caso dos cursos do FIC, são aceitos também estudantes matriculados em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No total, são ofertados 36 tipos de cursos de nível técnico, como de administração, informática mecânica e outros 147 cursos de formação inicial e continuada, como auxiliar de pessoal, mecânico de manutenção e cuidador de idosos. Esses cursos estão distribuídos em 235 municípios mineiros.

As aulas do Pronatec são realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Os cursos ofertados são escolhidos de acordo com a disponibilidade de vagas e localização dessas instituições.

 

Enviar para impressão