Professores serão capacitados para trabalhar as obras nas salas de aula

Fazer com que o universo dos personagens das obras de Carlos Drummond de Andrade e de Vinicius de Moraes façam cada vez mais parte do universo dos estudantes mineiros. Esse é o principal objetivo de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a editora Companhia das Letras. Os detalhes da parceria foram acertados nesta segunda-feira (27-08), em reunião realizada na SEE.

A parceria irá beneficiar alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Estado, é o que explica a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. “Esse é um programa que tem atividades na área de literatura e que vai incluir as escolas estaduais, tanto através de programação voltada para região metropolitana como de programação em todo o Estado com o apoio dos monitores do Programa de Intervenção Pedagógica. Formatamos aqui não só a nossa adesão ao projeto que é totalmente financiado pela Lei Rouanet, mas também procurando instrumentos para ganhar capilaridade em todo o Estado”.

Parceria foi discutida em reunião realizada nesta segunda-feira. Foto: Geanine Nogueira

A iniciativa é dividida em três etapas. A primeira consiste na realização de uma capacitação para os educadores, que deve ser realizada via Canal Minas Saúde e pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. A segunda seria o trabalho das obras nas escolas e a terceira, que representa a culminância da iniciativa, a realização de um concurso que envolveria alunos, professores e escolas.

“O concurso sempre fecha o programa, porque os professores, primeiro, discutem as obras dos autores e depois participam de oficinas que apresentam formas de trabalhar os temas nas salas de aula. Depois os alunos são estimulados a participar de um concurso que pode ser por meio de teatro, música, crônica, entre outros”, ressalta a Presidente da Cia das Letras, Lilia Moritz Schwarcz .

Enviar para impressão