Crédito: Marco Evangelista/Imorensa MG

 

No evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) no último dia 27/10, em que o Governo de Minas anunciou a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no estado, foi lançado o livro “Ensino Médio Profissional em Tempo Integral Profissional de Minas Gerais - Construção de política inovadora com rede de parceiros”. A publicação conta um pouco da trajetória de reestruturação e da expansão do EMTI nas escolas da rede estadual de Minas Gerais, com destaque para a modalidade vinculada à Educação Profissional.

O livro foi idealizado pelo Itaú Educação e Trabalho e organizado juntamente com o Sebrae, Instituto Sonho Grande, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Natura, alguns dos importantes parceiros da SEE/MG na construção e fortalecimento do EMTI em Minas Gerais.

O material é dividido em quatro capítulos. O primeiro traz um panorama dos desafios e detalha o que foi realizado e o porquê dessa política. No capítulo 2, encontram-se procedimentos, caminhos e soluções coletivas para o desenho e a implementação das ações, incluindo a rede de parceiros. Já na terceira parte do livro, ele apresenta a concepção de currículo com componentes articulados e a convergência de modelos e métodos, além de trazer um olhar especial para a formação docente. Por fim, o capítulo 4 mostra um resumo gráfico das ações executadas durante esse complexo processo de construção conjunta.

Para acessar a versão digital do livro, clique AQUI.

Programa

Desde o início desta gestão, a Secretaria de Estado de Educação vem investindo na ampliação e reestruturação do EMTI em Minas. De 77 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, chegando ao total de 601 escolas de EMTI em 2022, das quais 149 ofertam a modalidade EMTI Profissional.

A partir de 2019, a SEE/MG, com o apoio de uma rede de parceiros, reformulou a matriz curricular do programa, tanto do ponto de vista da alteração didática, como em termos de sua sustentabilidade financeira e operacional. Hoje, o currículo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, já em conformidade com o Novo Ensino Médio, traz para Minas Gerais quatro aspectos que se interligam de forma harmônica: a Base Nacional Comum Curricular, a Base Técnica específica, a Formação Diversificada e a Preparação Básica para o Trabalho e Empreendedorismo.

No EMTI, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida norteiam as ações. Além de proporcionar conhecimento acadêmico, com orientações de estudos, tutoria e aprendizado na prática, o principal objetivo destas instituições é estimular cada aluno a encontrar sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro. Os estudantes também são incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola.

Na modalidade EMTI Profissional, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, como: Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Marketing, Mecânica, Química, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.

Enviar para impressão