Foto: Arquivo/Escola

O incentivo à prática de esportes entre os estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, no município de Vazante, no Noroeste mineiro, vai além da coleção de medalhas e troféus que aumenta cada vez mais: o espírito de equipe necessário nas atividades refletiu também na comunidade escolar, cujo ambiente, que era de conflitos, passou a ser de diálogo e união de forças.

Na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2019), realizada na cidade, a escola ganhou seis medalhas de ouro em nove títulos possíveis. No módulo I, as conquistas foram no handebol e voleibol feminino. Já no módulo II, as vitórias foram no handebol e voleibol feminino, voleibol masculino, além do xadrez.

O gestor da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira e mestre em Educação Física, Ronaldo Borges, explica como uma nova forma de gerir a instituição colocou a escola em um lugar de destaque, tanto no município quanto na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Paracatu, à qual a unidade de ensino é vinculada. Desde 2012, a escola já garantiu cerca de 40 medalhas de ouro no JEMG.

“Uma das principais mudanças se concentra justamente na prática de esportes. Hoje, os alunos carregam as chaves da escola, tendo acesso às quadras e aos materiais esportivos. Eles se organizam e treinam livremente após o horário de funcionamento da escola e aos sábados e domingos. Eles cuidam da escola. Essa iniciativa mudou consideravelmente a nossa realidade. A escola, que era vítima constante de roubo e vandalismo, há mais de dois anos não registra nenhuma ocorrência neste sentido”, explicou.

Ronaldo Borges acrescentou que, com essa nova postura, os alunos passaram a ser o ponto central, sendo os protagonistas dentro da instituição. “Os Jogos Escolares surgiram como uma forma de humanizar nossos estudantes-atletas por meio do esporte. Prepará-los para a vida social, construindo um mundo mais justo e menos desigual. Conceitos como respeito, disciplina, responsabilidade, cooperação e trabalho em equipe são trazidos do esporte para a vida dos nossos alunos”, afirmou.

Apoio e oportunidade

O estudante-atleta João Victor Luiz, campeão no vôlei masculino módulo II, comentou sobre esse importante incentivo ao esporte. “Tenho orgulho de estudar nessa escola que dá total apoio aos atletas. Eles nos dão liberdade para ter acesso às quadras para treinar e melhorar cada vez mais as nossas equipes. Esse incentivo abriu muitas portas para mim. Já tive passagens pelos clubes de vôlei de Uberlândia e tive grande aprendizado”, elogiou.

Os campeões da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira seguem para a etapa regional, em Uberaba. A instituição também terá representantes na etapa estadual, em Uberlândia, com as modalidades individuais de atletismo, badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.

JEMG

Os Jogos Escolares de Minas Gerais valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de forma educativa e democrática. Buscam também o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. As disputas estimulam ainda o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

*Com informações da FEEMG

Enviar para impressão