Provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vem incentivando as escolas da rede estadual de ensino a realizarem ações que motivem e preparem os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do exame serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro para os 5,5 milhões de inscritos. Deste total, 349.694 são mineiros.
O apoio da Secretaria aos estudantes que farão as provas teve início antes mesmo do período de inscrição. Por meio de uma parceria da SEE com as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e as agências filiadas dos Correios, foi realizada a emissão de documentos de estudantes que não possuíam carteira de identidade e CPF, indispensáveis para realizarem a inscrição.
Como preparação para as provas, a SEE implementou o Programa de Preparação para o Enem Nas Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais, que contempla diversas atividades para intensificar os estudos dos jovens, organizadas pela SEE em parceria com as Superintendências Regionais de Ensino, escolas e instituições apoiadoras públicas e privadas.
Entre elas, estão os aulões organizados pelas próprias escolas, que têm autonomia para definir datas e horários. No lançamento do programa, em agosto, mais de mil estudantes de cinco escolas próximas à Escola Estadual Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves, participaram do aulão oferecido por vários professores.
Em 2018, há também a parceria com a escola de curso preparatório Chromos, que disponibiliza gratuitamente professores para os aulões em Belo Horizonte e região metropolitana e para gravar aulas em vídeo, em parceria com a Escola de Formação da SEE, para que os estudantes do interior também tenham acesso ao conteúdo.
Também neste ano, a SEE conta com o apoio do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), que desenvolveu para os estudantes da rede estadual, sem custos para a SEE, um aplicativo gratuito para dispositivos móveis com aulas em vídeo e um simulado interativo do Enem – as questões que o aluno erra são explicadas depois, passo a passo.

Além do suporte e incentivo aos estudos, a SEE mantém, desde julho de 2018, constantes diálogos com os secretários executivos dos Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais para viabilizar apoios de logística para a prova, como transporte, alimentação e eventuais hospedagens de alunos que têm dificuldades de acesso aos locais de prova ou ficam o dia inteiro em uma cidade. Em um questionário respondido pelas escolas sobre os desafios enfrentados pelos alunos para realizar o ENEM, esses itens foram os mais citados pela maioria delas. Até o presente momento, 13 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) já sinalizaram a necessidade desse tipo de apoio, que será fornecido pela SEE e pelos Territórios, em conjunto com parceiros locais de diversos municípios.
Aulão do Enem
No último sábado (27/10), cerca de 300 estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar do “Aulão para o Enem 2018”. No encontro, que aconteceu em parceria com o Chromos e o Centro Universitário UNA, foram trabalhadas as áreas de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos.
“É um momento de orientar os alunos e dar dicas que irão facilitar na hora da prova. Abordamos os conteúdos mais importantes. Pretendemos com isso auxiliar na preparação dos jovens, já que muitos deles não têm condições de bancarem um cursinho e já estamos próximos da data da prova”, destaca o direto de Ensino Médio da SEE, Renato Lopes.
Corujão do Enem
Desde o ano passado, a Escola Estadual José Venâncio, no município de Águas Vermelhas, aposta em uma ação diferenciada para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem: o “Corujão do Enem”. “A ideia surgiu de um professor da escola, quando ele me trouxe a proposta, que no início achei um pouco ousada, mas depois fomos trabalhando melhor a ideia e com as contribuições que foram chegando, ela foi aprimorada. Os alunos passam uma noite aqui na escola estudando. Também temos momentos de descontração”, conta a diretora da escola, Rosenyr Pereira e Silva.
A primeira edição contou com a participação de estudantes de escolas de outros municípios. Além dos professores, alguns pais de alunos também ajudaram na organização. A escola contou ainda com o apoio da prefeitura, do conselho tutelar, da Polícia Militar, entre outros. “Foi tudo muito tranquilo. Os alunos participaram de aulas diferenciadas e se sentiram atraídos. Fiquei encantada com a concentração e comprometimento deles. Ficaram antenados e ligados”, pontua Rosenyr.
Em 2017, o estudante Élvis Soares Viana estava no 2º ano do Ensino Médio e participou do Corujão para saber como era a iniciativa. Já este ano, o aluno do 3º ano do Ensino Médio participará para auxiliar em sua preparação para o Enem.
“Ano passado foi algo novo aqui na escola, tive a curiosidade de participar e gostei. Não esperava que seria tudo que foi. Ano passado já me ajudou bastante. Os alunos que compareceram tinham um envolvimento bom e gostaram de participar das aulas. Agora já conheço e acho que esse ano vai ser melhor ainda. Vai me ajudar muito na minha preparação”, conta o aluno que tentará uma vaga no curso de Biologia.
Segundo a diretora, a edição deste ano será realizada no dia 01 de novembro e a previsão é que cerca de 240 alunos participem. “Para participar, é necessário estar inscrito no Enem ou em um vestibular. Vamos contar novamente com os nossos parceiros e serão abordados conteúdos relacionados à História, Química, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Geografia. Já temos alunos inscritos dos municípios de Cachoeira de Pagéu, Pedra Azul, Mata Verde, Divisópolis, Divisa Alegre, e das outras escolas de ensino médio que temos aqui em Águas Vermelhas”, conclui.
O Enem
No dia 04 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 11, serão aplicadas provas aplicação de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Cartão de Confirmação
O Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço enem.inep.gov.br.
O documento informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.
Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas, apenas caneta esferográfica de tubo transparente e documento oficial com foto (documentos digitais não serão aceitos).