Encontro foi realizado na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, em Belo Horizonte

Na última terça-feira (14/08), cerca de 100 professores alfabetizadores das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, Sete Lagoas e Pará de Minas, que atuam no projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD), participaram de um seminário que teve por objetivo esclarecer dúvidas sobre a iniciativa e discutir estratégias que possam ser desenvolvidas em sala de aula.

Seminário foi realizado na Escola de Formação. Foto: Enzo

Segundo o coordenador da Equipe de Currículo e Formação Anos Iniciais da SEE, Juliano Alves, a capacitação vai subsidiar o trabalho em sala de aula. “Ter esse contato com o professor é muito importante. É um momento para tirar as dúvidas e passar um pouco mais de material para que eles possam desenvolver um trabalho cada vez melhor dentro da sala de aula com os estudantes. Fizemos o repasse de estratégias de ensino, dicas e direcionamentos para que o professor, com suas necessárias adaptações, possa trabalhar com seu grupo de alunos. O foco é no processo de alfabetização com letramento e matemática””.

O seminário contou com palestras e oficinas. “Em um primeiro momento, tivemos palestras sobre alfabetização e letramento e discutimos um pouco sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, na parte da tarde, um momento mais prático, com oficinas voltadas para a discussão de estratégias de leitura na prática pedagógica”, conta Juliano.

Edilaine Geralda de Faria atua como alfabetizadora na Escola Estadual Arthur Joviano, em Belo Horizonte. Na escola, ela procura trabalhar o lúdico como estratégia de alfabetização. “Trabalho muito com jogos e utilizo as regras para trabalhar leitura e escrita”. Sobre o Seminário, a educadora afirma que irá contribuir para o seu trabalho. “Vivenciamos experiências diferenciadas e acho que vai acrescentar muito. Além disso, foram apresentadas opções estratégicas que eu não conhecia”, conclui.

Em todo os Estado, são 522 professores alfabetizadores. Para os educadores que não participaram da capacitação presencial, serão realizadas videoconferências.

Encontro também contou com a realização de oficinas. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD)

Em todo o Estado, 523 escolas estaduais participam da iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado possibilita o avanço da aprendizagem dos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental que não estejam alfabetizados ou que tenham dificuldades com leitura, escrita e cálculos matemáticos. Atualmente, cerca de 17 mil estudantes são contemplados pela iniciativa.

O projeto é realizado na rede estadual de ensino desde 2016. As aulas são realizadas por um professor designado, com formação em pedagógica e experiência em alfabetização. Ele é orientado para trabalhar na especificidade do programa.