Deste total, 78.731 são da rede estadual de ensino
Neste sábado, 103.697 estudantes mineiros de escolas públicas e privadas farão as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Deste total, 78.731 são da rede estadual de ensino.
Em todo o país, 952.839 alunos de 50.187 escolas públicas e privadas participarão desta etapa da competição.
Participam da segunda fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, em cada nível, conforme os critérios do regulamento da competição.
Na segunda fase, será aplicada uma prova discursiva, de caráter classificatório, diferenciada por níveis. A prova é composta de seis questões valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos. As provas terão duração de 3h.
A Competição
A 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas municipais, estaduais e federais, além de escolas privadas.
A competição tem entre seus objetivos estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, entre outros.