Escolas públicas e privadas tiveram a oportunidade de apresentar, por meio de mesas redondas, iniciativas que desenvolvem em sala de aula

Entre os dias 20 e 21 de setembro, educadores de escolas públicas e privadas da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina tiverem um momento de troca de experiências. O “II Seminário Regional Escolas Inovadoras: por uma Pedagogia do Diálogo, da Inspiração e da Transformação” teve por objetivo promover tempo e espaço para destacar as práticas de educadores da região e discutir sobre a construção de uma escola de qualidade para todos. Ao todo, foram apresentados 40 projetos.

“Os projetos foram apresentados através de mesas redondas, que abordaram quatro temas: gestão, currículo, ambiente, metodologia e intersetoridade. As ações foram escolhidas tendo como plano de fundo a questão da formação integral do estudante. Queremos colocar em destaque as práticas exitosas realizadas nas escolas e estimular o diálogo. Por isso, o público foi educadores da nossa Regional, sejam eles de escolas públicas ou privadas”, destaca a Assessora Pedagógica da Regional, Ana Paula de Moura Ferreira Dias.

Foto: Divulgação SRE Leopoldina

Durante a abertura, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, destacou que o Seminário foi pensado em uma perspectiva de construção coletiva. “Esse evento foi feito na perspectiva do diálogo, da construção coletiva e do respeito àquilo que acontece na sala de aula. Vem ao encontro da perspectiva da formação integral dos nossos estudantes”.

Essa é a segunda edição do Seminário e é a primeira vez que a professora de Sociologia das escolas estaduais Marieta Soares Teixeira e Manuel Inácio Peixoto, no município de Cataguases, Bianca Talarico de Araújo, apresenta um trabalho. Intitulado “Dia das mulheres enquanto promotor das discussões de gênero”, o projeto buscou discutir com os estudantes a importante de se discutir formas de desconstrução do preconceito.

Foto: Divulgação SRE Leopoldina

Sobre o evento, a educadora afirma que o ponto forte é a troca de experiências. “Foi a primeira vez que participei e achei excelente e enriquecedor. Já encontrei com professores de outras escolas que a partir de seus projetos me deram muitas ideias de ações para desenvolver”, conclui.

Confira AQUI a lista com todos os projetos selecionados