eunião foi realizada em Varginha

Diretores dos 12 Conservatórios Estaduais de Música da rede estadual de ensino, representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE) se reúnem na cidade de Varginha, no sul de Minas, nos dias 25 e 26 de setembro, para discutir o papel das instituições e mudanças na resolução vigente.

Foto: Divulgação SRE Varginha

“O nosso objetivo é que eles relatem o que fazem e que a partir daí possamos fortalecê-los. Depois dessa escuta apurada, vamos pensar em maneiras de modernizar a resolução vigente, que é de 2005. Queremos formar um grupo de trabalho para elaborar essa resolução mais voltada para o tempo que estamos vivenciando”, destaca a Gerente Executiva do PlugMinas, Rosalva Portella, que coordena os Conservatórios.

O primeiro dia do encontro foi dedicado à apresentação das ações que os conservatórios desenvolvem junto a suas comunidades. Já no segundo dia, serão abordadas questões mais voltadas para organização e gestão das instituições.

Durante o evento, Rosalva ressaltou ainda a importância dos conservatórios trabalharem junto a suas comunidades. “Todos os conservatórios juntos atendem em média 100 mil pessoas. Eles têm uma inserção grande nas cidades onde estão localizados e desenvolvem muitos projetos. Queremos que a música permeie cada vez mais o currículo das escolas. Minas é o estado que mais tem conservatórios e queremos destacar a importância deles na formação de crianças e jovens”, conclui.

Cassiano Alves Maçaneiro é diretor do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, em Varginha. Segundo ele, o encontro marca “um momento importante de discussão sobre o rumo dos conservatórios. “É um espaço de dialogo que estamos tendo com a SEE para discutir, as demandas e os objetivos das instituições”, afirmou. 

O encontro é realizado em parceria com o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis).

Minas Gerais conta com 12 Conservatórios Estaduais de Música. Foto: Divulgação SRE Varginha

Conservatórios
Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros, no Norte de Minas, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.