Sistema de Registro de Situações de Violência é uma das ações previstas no Programa de Convivência Democrática
Neste ano, as escolas da rede estadual de ensino passaram a contar com mais uma ferramenta de apoio na organização do ambiente escolar. O Sistema de Registro de Situações de Violência é uma das ações previstas no Programa de Convivência Democrática e tem como objetivo obter informações referentes às violências que ocorrem dentro das escolas, identificar quais são mais frequentes e traçar um mapa das situações de violências.
A partir dos dados inseridos no Sistema, é possível gerar relatórios e fazer um mapeamento que apresente os tipos de violência, motivações, órgão acionado e turno. Também é possível verificar os tipos de envolvidos (vítimas, praticantes), sexo, cor/raça, idade, cargo. O Sistema é acessado por senha e cada escola tem acesso exclusivo aos seus dados. As Superintendências Regionais de Ensino têm acesso aos dados das escolas de sua jurisdição e a equipe da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania tem acesso aos dados de todas as escolas da rede estadual.
“Queremos fazer o enfrentamento das violências no ambiente escolar, mas em um entendimento que existem violências e, principalmente, que existem outras formas de violência além da física. O Sistema nos ajuda a entender o que motivou a ação, para que, de posse desses registros e conhecimento dessa realidade, possamos desenvolver ações mais focadas em uma determinada escola ou região”, destaca a coordenadora Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Kessiane Goulart Silva.
Com os dados em mãos, serão potencializadas as ações do Programa de Convivência Democrática com foco na redução das violências no ambiente escolar por meio de ações pedagógicas que promovam valores como reconhecimento, valorização das diferenças e diversidades; solidariedade; diálogo; valorização da escuta; metodologias resolução de conflitos e formação continuada.
“Já temos o primeiro relatório com base nos dados e ele nos aponta alguns caminhos a seguir, como a melhoria na ação de divulgação do Sistema e de capacitação das escolas no uso da ferramenta. São dados preliminares e que requerem uma análise, mas já nos mostra a necessidade de algumas ações”, conclui Kessiane.
O Programa
O Programa de Convivência Democrática tem por finalidade a promoção, defesa e garantia de Direitos Humanos, o reconhecimento e a valorização das diferenças e das diversidades no ambiente escolar. Além disso, pretende articular projetos e estratégias educativas para promover e defender direitos, compreender e enfrentar as violências no ambiente escolar, incentivar a participação política da comunidade escolar e fortalecer a política de educação integral nos territórios onde as escolas estão inseridas.