Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), acaba de lançar um jogo educativo para incentivar crianças e adolescentes a praticarem atividade física. Para funcionar como uma atividade lúdica, cerca de 57 mil unidades do jogo estão sendo distribuídas para 5.711 escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), e também para as escolas estaduais indígenas do Estado, para serem utilizados com os alunos do ensino fundamental.

O jogo funcionará como uma trilha, na qual os participantes devem avançar e cumprir as atividades propostas, compostas por brincadeiras que estimulam a prática de atividade física. 



As atividades realizadas por meio de brincadeiras e jogos contribuem para a queima de calorias, para a saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes, estimulando também o desenvolvimento saudável de músculos e ossos, além de favorecer o aumento de força, resistência e equilíbrio, a socialização e a competitividade saudável.

Outro ponto destacado pela SES-MG é que o ato de brincar contribuirá para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico e do pensamento, na socialização e no aumento da autoestima das crianças. Clique aqui e confira mais informações sobre o jogo.

A referência técnica da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, Carolina Nascimento, explica que um dos propósitos da distribuição dos jogos é valorizar e resgatar as danças, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura e tradição de Minas Gerais.

“A elaboração do jogo tem como objetivo fazer com que as crianças se movimentem enquanto estiverem jogando, estimulando a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano, de forma lúdica e prazerosa, além de resgatar jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura e tradição de nosso Estado”, explica.

Incentivo à atividade física

A prática regular de atividade física é considerada como fator de proteção à saúde, sendo que, de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), o nível recomendado de atividade física para adultos e idosos é de pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, de atividades aeróbicas de intensidade moderada, ou atividades intensas (vigorosas) por no mínimo 20 minutos, três vezes por semana. Recomenda-se, ainda, a combinação de atividades de intensidades moderadas e vigorosas.

Para crianças e adolescentes, é recomendada a realização de atividade física de intensidade moderada ou intensa por, no mínimo, 60 minutos, se possível todos os dias ou, então, pelo menos cinco dias por semana.

Clique aqui para saber mais sobre práticas que ajudam a melhorar a qualidade de vida e promover a saúde.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)