CodeLife é uma iniciativa da Fapemig, que tem como parceiros a Secretaria de Educação e o Massachusetts Institute of Technology (MIT)

O CodeLife é uma plataforma on-line direcionada a jovens que desejam aprender ou aprimorar habilidades relacionadas à linguagem do futuro: a programação. Gratuita, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Além de ter como foco o ensino e na inserção do jovem no mercado de trabalho, a plataforma relaciona conteúdos aprendidos em sala de aula às noções de programação. 

“Tentamos abrir o leque do jovem e demonstrar a importância do conteúdo que ele aprende na escola. Ele vai ter uma visão da programação. Vai poder usar o Inglês, a Matemática, o Português e outras disciplinas. Com esse curso, eles vão ter possibilidades melhores, já que sabemos que o futuro das profissões vai estar ligado à programação”, destaca o assessor da presidência da Fapemig e coordenador da iniciativa, Thiago Borges.

Alunos da rede estadual de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana também participaram do processo de criação da plataforma. “Para solidificar o projeto fomos até as escolas e ouvimos os jovens. Então, decidimos fazer a plataforma no formado de um game”, conta Thiago.

Divulgação Fapemig

A plataforma tem um formato bem simples e apesar de ter os jovens como público principal, o CodeLife pode ser acessado e utilizado por qualquer pessoa.

Os conhecimentos são distribuídos por ilhas e a fase final de cada uma delas engloba todos os conhecimentos das fases anteriores, o que vai permitir com que o usuário possa usar o que aprendeu para produzir algo e passar para a próxima fase. Os desafios funcionam como uma revisão do conteúdo”, completa o coordenador.

“A versão final da plataforma é constituída por 10 ilhas e cada uma conta, em média, com cinco fases. Ao final do curso, o participante terá conhecimento de três linguagens de programação: HTML, CSS e Java Script. A partir disso, ele saberá produzir uma página da internet composta por diferentes ferramentas”, conclui Thiago.

Confira abaixo as redes sociais da iniciativa

https://www.instagram.com/codelifebr/

https://www.facebook.com/CodeLifeBR/

https://www.youtube.com/c/CodeLifeBR