Sophia Balemzuela da Silva, vencedora da etapa estadual da Conferência, e outros 18 estudantes mineiros participam das atividades da Conferência

Minas Gerais está representada na “V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente” pela aluna Sophia Balemzuela da Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Eduardo Senedese, do município de Juruaia. A estudante está apresentando o projeto “Cílios de Minas” na etapa nacional da Conferência, que acontece em Sumaré (SP) até amanhã (19/06). O evento é promovido pelos ministérios da Educação e o do Meio Ambiente. Participam estudantes de 11 a 14 anos do sexto ao nono anos do ensino fundamental, além de professores, especialistas e técnicos dos órgãos envolvidos.

O projeto “Cílios de Minas” é desenvolvido pela escola onde Sophia estuda e tem por objetivo promover a recuperação e conservação das nascentes, em conjunto com seus proprietários, através de cercamento e plantio de árvores, a fim de contribuir para o seu consumo sustentável.

Cerca de 500 alunos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participam da etapa nacional da Conferência. Foto: Paulo Araújo

Além de Sophia, outros 18 estudantes também integram a delegação mineira na etapa nacional da “V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Esses estudantes também foram selecionados durante a etapa estadual da Conferência.

A Conferência

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional é o encontro das delegações estaduais para realização de oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Cerca de 500 alunos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participam da etapa nacional da Conferência. No evento, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas.

A seleção dos projetos que participam do evento começou a ser feita no ano passado. O início da quinta edição foi marcado com as conferências escolares, que mobilizaram cerca de 9,7 mil escolas em torno desse processo educativo, elaborando projetos de ação sobre o tema água para transformar a realidade da escola e seu entorno. Logo após essa fase, foram realizadas as etapas municipais, que escolheram os melhores projetos de cada cidade, e em maio deste ano, as etapas estaduais que selecionaram as propostas que participariam da Conferência Nacional.