Evento está sendo realizado nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, e conta com a apresentação de 43 projetos

“Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”. Esse é o tema da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e foi o que inspirou estudantes de escolas mineiras a desenvolverem projetos de conscientização que tivessem impactos na comunidade onde vivem. As iniciativas desenvolvidas pelos jovens estão sendo apresentadas nesta quinta-feira (17/05), na etapa estadual da Conferência, que acontece em Belo Horizonte.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Educação, em exercício, Wieland Silberschneider, destacou a importância de ações como as abordadas pelos estudantes em seus projetos. “Temos nesta Conferência um exemplo vivo de uma ação social forte para encararmos os desafios ambientais, científicos e fundamentalmente sociais. A água é a vida, nós dependemos dela e tudo que nos possibilita ter energia precisa de água. Aqui, todos os projetos, além da inovação, demonstram consciência, são projetos de cidadania. Não conseguiremos ter um desenvolvimento sustentável sem a ajuda de todos”, concluiu.

Conferência está sendo realizada nesta quinta-feira. Foto: Geanine Nogueira  ACS/SEE

A Coordenadora Estadual da Educação do Campo e Educação Indígena da SEE, Érica Fernanda Justino, pontuou que fazer uma discussão ambiental é oportuna em todos os momentos, no contexto atual. “Para nós, realizar a Conferência é muito importante, principalmente porque cada projeto foi elaborado a partir do contexto imediato desses estudantes. Eles trouxeram uma problemática para dentro do contexto da escola, e a escola se apropriou disso e desenvolveu projetos muito significativos.”

Ao todo, são apresentados, durante a etapa estadual, 43 projetos de estudantes de escolas estaduais e municipais. Os projetos foram selecionados por uma Comissão Organizadora Estadual. A apresentação dos projetos é feita no formato de feira de ciências, para que os estudantes tenham a oportunidade de transitar pelas mesas e conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelas outras escolas.

São apresentados projetos de 43 estudantes de escolas estaduais e municipais de várias regiões do Estado. Foto: Geaninie Nogueira ACS/SEE

João Paulo da Silva Pereira, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual José Bonifácio, em Poço Fundo, apresentou um projeto que destacou a importância dos solos na preservação das nascentes. “Poço Fundo é uma cidade conhecida pela plantação de café. Com a mecanização, o solo é prejudicado e muitas nascentes são destruídas. Estamos desenvolvendo esse projeto para tentar recuperar essas áreas”.

Para o estudante, participar da etapa estadual foi um presente. “Eu gostei muito de vir. Elaboramos o projeto, mas não pensamos que íamos chegar aqui. Na nossa escola, já desenvolvemos diferentes ações de preservação”, concluiu.

O projeto desenvolvido pelo aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, em Santana do Jacaré, Wesley Martins Ribeiro, pretende conscientizar a população para preservar o principal rio que corta a cidade. “A cidade foi construída às margens do Rio Jacaré e ele é muito precioso para nós, por isso pretendemos resgatar a essência do rio. Já fizemos uma canoagem para ver onde podemos agir e percebemos que as matas ciliares estão bem devastadas e muitos objetos são esquecidos pelos pescadores. Por isso, vamos fazer uma passeata e o plantio de árvores. Já contamos com o apoio de toda comunidade nessa iniciativa”.

Dos trabalhos participantes do evento, será selecionado um para representar o Estado durante a etapa nacional da Conferência, que acontece de 15 a 19 de junho, em Brasília. Também serão escolhidos outros 18 estudantes que irão integrar a comitiva que participará do evento em Brasília. A votação é feita pelos próprios estudantes.

Além da apresentação dos trabalhos, a etapa estadual também conta com palestras.

Será selecionado um projeto para apresentar o Estado e 18 delegados, por meio de votação. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

A Conferência

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas.