Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Concurso Nacional Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo. A iniciativa, desenvolvida pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), tem por objetivo incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade. As inscrições são abertas para todos os alunos matriculados regularmente nas escolas públicas municipais, estaduais e federal. Também podem participar alunos de escolas pertencentes ao SISTEMA S (Sesi, Senai, Sesc, Senac) localizadas em todo o território nacional. As inscrições são gratuitas.

Poderão ser enviados trabalhos em três formatos. O formato desenho é dividido em duas categorias: Desenho 1, para alunos de 6 a 7 anos (completos até 31/12/2018); e Desenho 2, voltado a estudantes de 8 a 10 anos (completos até 31/12/2018). O desenho poderá ser elaborado de forma livre, usando quaisquer técnicas ou materiais (exceto técnicas digitais). O desenho deverá ser acompanhado por uma frase sobre o tema, preferencialmente em letra cursiva e dentro das normas ortográficas atuais.

As redações também serão divididas em duas categorias: Redação 1: para alunos de 11 a 13 anos (completos até o dia 31/12/2018) e Redação 2: para alunos de 14 a 15 anos (completos até o dia 31/12/2018). A redação deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 60 linhas, feita com letra cursiva e usando a ortografia atual. O título da redação não pode ser o mesmo do tema “Eletricidade com segurança”. O autor deve criar outro enunciado. Os professores deverão orientar as pesquisas feitas pelo aluno, que podem ser em livros, jornais, revistas, internet e outros meios de comunicação. Não serão aceitas redações escritas em computador.

Já no formato vídeo, podem participar alunos matriculados em escolas públicas com idades entre 16 e 18 anos (completos até o dia 31/12/2018), em grupo de 2 até 4 (quatro) alunos. O tema do vídeo deverá ser Eletricidade com Segurança, porém o título do vídeo não poderá ser o mesmo do tema. O estilo poderá ser livre (entrevista, esquete, jornal, discurso, documentário, musical etc.).

O conteúdo deverá ser orientado para a discussão dos problemas que envolvem o uso incorreto e inseguro da eletricidade, bem como incentivando as soluções. Os professores deverão orientar as pesquisas feitas pelo aluno, que podem ser em livros, jornais, revistas, internet e outros meios de comunicação. Os alunos devem postar o vídeo em um dos sistemas livres, como Youtube, Vimeo, etc, e enviar o link para a organização do prêmio.

Confira AQUI o regulamento completo do concurso.

Participação

O professor/orientador será responsável pelo cadastramento do aluno e da escola no sistema fornecendo todos os dados solicitados. Também será o responsável pelas autorizações de uso do trabalho enviado, bem como do uso da imagem do aluno para fins de divulgação da Abracopel e parceiros. Cada aluno participante poderá inscrever somente uma redação ou um desenho.

A escola poderá inscrever quantos desenhos ou redações desejar desde que de alunos distintos e que atendam as regras descritas neste regulamento.Os trabalhos deverão ser digitalizados (escaneados com boa definição em modo imagem) e ser feito o upload no sistema de cada um deles.

Na impossibilidade dos trabalhos serem digitalizados, estes poderão ser enviados via correio com registro de envio para: Rua Europa, 1464 – Jardim Celani – Salto – SP – CEP 13326-110.

Premiação

O aluno vencedor receberá um tablet, troféu e certificado. O professor também será premiado com um tablet, troféu e certificado. Já a escola ganhará um troféu e um certificado.

Do segundo ao décimo lugares, os alunos receberão medalha de menção honrosa, certificado e brindes a confirmar. Os professores serão premiados com certificados e medalhas de menção honrosa e brindes a confirmar. Já a escola receberá um certificado.

A divulgação dos vencedores está prevista para o mês de agosto